13 Maio 2024, Segunda-feira

- PUB -
Câmara Municipal só atrás de Lisboa em financiamentos aprovados pelo PRR

Câmara Municipal só atrás de Lisboa em financiamentos aprovados pelo PRR

Câmara Municipal só atrás de Lisboa em financiamentos aprovados pelo PRR

Autarquia tem aprovadas candidaturas de 77,67 milhões de euros, reforçando “esforço na concretização de investimentos qualificadores”

 

A Câmara Municipal de Setúbal é, de acordo com os dados publicados no portal governamental Transparência, a segunda autarquia do país com maior volume de financiamentos aprovados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ficando apenas atrás da Câmara Municipal de Lisboa.

A edilidade sadina garante planear o território e os investimentos, organizar e apresentar candidaturas, garantir investimento público em “prol da qualificação do território” e “benefício das populações”.

Como resultado desta “forma de trabalhar”, a autarquia enaltece que supera qualquer uma das restantes capitais de distrito, bem como os restantes municípios da Área Metropolitana de Lisboa. O município do Sado está, além disso, na 26.ª posição entre todos os 120.133 beneficiários directos do PRR, tendo visto aprovadas candidaturas de 77,67 milhões de euros, o que evidencia, no entender da autarquia, o “esforço na concretização de investimentos qualificadores”, com particular destaque para “projectos na área da habitação, para que todos possam ter uma casa digna no concelho”.

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal “assume” que se deve aproveitar os fundos comunitários para requalificar a habitação municipal e todo o património municipal. André Martins garante que o objectivo é esse, tendo em conta que o PRR termina no início de 2026, ou seja, até 2025, o líder autárquico garante que “fará tudo” para que haja um maior prolongo possível de investimento para a requalificação desse património.

O edil sadino destacou, em declarações a O SETUBALENSE, o “compromisso” de construir cerca de 500 novos fogos para arrendamento, sendo esse o “grande projecto”. “Neste momento, temos um pouco mais de 50 milhões de euros já aprovados e até adjudicados no âmbito do PRR”, realça o edil.

Existem ainda um conjunto de outras intervenções relacionados com escolas da responsabilidade do município, esclarece o autarca, destacando um campo de futebol que vai ser requalificado e um conjunto de outras intervenções de requalificação, em particular na União de freguesias de Setúbal.

“Planeamos e programamos estas intervenções, apresentamos as candidaturas e até agora temos verificado que as nossas propostas, os nossos projectos, são de confiança, tanto do ponto de vista técnico, como do ponto de vista da capacidade de realização”, referiu.

 

Barbosa du Bocage é projecto mais significativo

O presidente da Câmara referiu que o projecto mais significativo é o do Centro Escolar Barbosa du Bocage que já está em processo de concurso. “Quando terminarem os procedimentos do concurso iniciar-se-á a obra, portanto, a nossa expectativa é que o ano lectivo de 2025 seja iniciado com a disponibilidade deste centro escolar. São cerca de 6 milhões de euros de investimento, sendo que há uma parte do investimento que é da Câmara Municipal”.

Os maiores investimentos são na habitação, revelou o autarca, referindo que actualmente estão adjudicados os maiores bairros municipais, as Manteigadas, o bairro da Bela Vista, do forte da Bela Vista e a Alameda da Bela Vista como os bairros que têm “custos mais avultados”.

“Temos mais intervenções que são candidaturas ao PRR é e que são outros bairros, que são valores menores, mas que nós temos identificados com dados de 2019, na ordem dos 180 milhões de euros. Com a inflação que existe actualmente, este valor deve subir para os 250 milhões de euros”, realça.

Para o edil sadino, só falta saber se a autarquia terá “capacidade para elaborar todos os projectos para apresentar as candidaturas” e para “realizar as obras até ao final do primeiro semestre” de 2026. “Essa é a nossa grande questão e, portanto, estamos a trabalhar nisso e esperemos que venhamos a atingir esses objectivos”, reforçou.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -