28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalPSD diz que Setúbal tem de criar mecanismos de apoio à renda...

PSD diz que Setúbal tem de criar mecanismos de apoio à renda para situações urgentes

Conclusão saiu de debate promovido pelo Gabinete de Estudos do PSD de Setúbal. Gestão autárquica da CDU e Governo PS criticados

 

- PUB -

“As respostas imediatas faltam, tendo a autarquia de Setúbal obrigação de criar mecanismos de apoio à renda para as situações mais urgentes”. Esta foi uma das conclusões emanadas do debate sobre habitação, que o Grupo de Estudos do PSD de Setúbal promoveu, no último sábado, no Auditório do Mercado do Livramento.

A iniciativa, que teve como oradora convidada a arquitecta Filipa Roseta, vereadora na Câmara Municipal de Lisboa com o pelouro da habitação, deu a conhecer aos presentes “uma visão social-democrata sobre o urbanismo e o planeamento territorial”.

Em comunicado, o Grupo de Estudos do PSD de Setúbal, coordenado por Paulo Pisco, conclui que “Setúbal não é excepção na ‘crise’ da habitação que actualmente afecta um grande número de portugueses que estão em dificuldades para adquirir ou manter um direito que é de todos”.

- PUB -

“Após décadas de ausência de respostas, quer por parte da Câmara de Setúbal do PCP, quer do Governo do PS, os mais pobres e as classes médias não encontram respostas para a aquisição de uma casa”, consideram os social-democratas, ao mesmo tempo que lembram que a governação da ‘Geringonça’ “apoiada pelo Bloco de Esquerda e pelo PCP nada fez para fazer face” ao problema.

De acordo com o PSD “desde o Programa PER, lançado pelo governo de Cavaco Silva, para erradicar as barracas nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, nada se tem feito nessa matéria”, e, no que toca a Setúbal, “desde essa década de 90 que nada se faz em habitação social ou acessível”.

“Percebe-se que se está a tentar mitigar a situação, mas estar-se-á a fazer tudo o que é necessário? Sabemos que o PRR é um instrumento financeiro para fazer face a este problema, mas estará o Estado e a nossa autarquia a utilizá-lo da melhor maneira?”, questionam os social-democratas, para concluírem ainda que o município de Setúbal tem “obrigação de criar mecanismos de apoio à renda para as situações mais urgentes”.

- PUB -

O encontro juntou militantes e simpatizantes, assim como representantes de várias instituições da sociedade civil e agentes ligados ao sector da construção, arquitectura e engenharia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -