9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Fábrica de canábis valoriza “desenvolvimento económico sustentável da Península”

Fábrica de canábis valoriza “desenvolvimento económico sustentável da Península”

Fábrica de canábis valoriza “desenvolvimento económico sustentável da Península”

Director da Curaleaf garante que instalação vai promover cadeia de abastecimento europeia da flor de canábis em Portugal

 

A Curaleaf adquiriu os activos da unidade de processamento de canábis em Setúbal à Clever Leaves. Esta transacção está avaliada em aproximadamente 2,5 milhões de euros, sendo que nela se inclui o laboratório e todo o equipamento de processamento. No entender da aicep Global Parques, a comercialização de produtos farmacêuticos vai valorizar o desenvolvimento económico sustentável da Península de Setúbal. Já a Curaleaf, empresa compradora, está bastante satisfeita com esta aquisição e garante que integração das operações permitirá alavancar significativamente a cadeia de abastecimento europeia da flor de canábis cultivada em Portugal.

Isabel Caldeira Cardoso, directora executiva da aicep Global Parques sublinhou a importância deste negócio para o desenvolvimento económico da península. “A aicep Global Parques congratula-se em acolher a Curaleaf no Parque Industrial da Península de Setúbal BlueBiz que, centrando a sua actividade na produção e comercialização de produtos farmacêuticos e componentes naturais para a indústria farmacêutica a partir de plantas naturais, constitui um contributo para o enriquecimento da presença deste cluster no parque, valorizando o desenvolvimento económico sustentável da Península de Setúbal”, referiu.

Já o director-geral ibérico da Curaleaf International, Nuno Mendonça, referiu o propósito desta opção da empresa. “A Curaleaf congratula-se com a oportuna aquisição de uma unidade de processamento GMP de excelente nível, que após adaptação e integração nas nossas operações permitirá alavancar significativamente a cadeia de abastecimento europeia da flor de cannabis cultivada em Portugal. Assinalamos com agrado o empenho da aicep Global Parques que foi determinante para o sucesso desta operação”, esclareceu.

 

Cultivar em Alcochete e processar em Setúbal

Este espaço, no Parque Industrial da Península de Setúbal BlueBiz, serve para facilitar o processamento de flores cultivadas na Terra Verde, cuja instalação de cultivo se situa em Alcochete.

A subsidiária portuguesa da Curaleaf International, Terra Verde, irá, assim, ocupar as instalações deixadas pela Clever Leaves, promovendo a “rápida adaptação da área de processamento aos seus processos produtivos”.

Ao consolidar os seus processos de produção e expandir as capacidades de cultivo, a Curaleaf International pretende “satisfazer a crescente procura de produtos de canábis em toda a Europa, particularmente em mercados chave como o Reino Unido e a Alemanha”.

A existência no Parque Industrial da Península de Setúbal BlueBiz de uma unidade de produção pós-colheita de canábis medicinal de grau farmacêutico, que permite “realizar a secagem, corte, e embalamento da flor de canábis”, por via do encerramento das operações da Clever Leaves, associado ao papel da aicep Global Parques que permitiu aligeirar o processo de transferência de contractos envolvidos, foram “determinantes” para a decisão do grupo Curaleaf de assinar um contracto para ocupar uma área de cerca de 2.800m2, explica a empresa em nota de Imprensa.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -