10 Maio 2024, Sexta-feira

- PUB -
“Sinto-me triste porque gostava muito de representar Portugal”

“Sinto-me triste porque gostava muito de representar Portugal”

“Sinto-me triste porque gostava muito de representar Portugal”

Após ficar de fora do Campeonato da Europa de cadetes, Nazar Nynyk garante que só queria mostrar gratidão pelo país que o acolheu

 

Arranca hoje o Campeonato da Europa de cadetes de judo, que se realiza até domingo, em Odivelas, uma prova que ainda antes de começar já era tema, pelos piores motivos. O jovem ucraniano Nazar Nynyk, atleta do Vitória Futebol Clube, ficou de fora do Campeonato da Europa de cadetes, embora preenchesse os critérios para ser convocado.

O atleta, refugiado ucraniano que veio para Portugal com a família depois do início da guerra no seu país de nascimento (em Fevereiro de 2022), revelou-se triste com esta situação e garantiu que gostava muito de poder representar Portugal.

Em declarações a O SETUBALENSE, Nazar Nynyk, jovem que vive em Setúbal com a família e que está integrado na escola, explicou que a ida ao Campeonato da Europa seria muito benéfica para ele, uma vez que podia adquirir muita experiência. “Sinto-me triste porque gostaria muito de poder representar Portugal. Queria mesmo poder ir lá, e sinto que se pudesse ter lá ido ia adquirir muita experiência e até, quem sabe, obter alguns resultados”, referiu.

O jovem atleta assegurou que, se tivesse a oportunidade, iria fazer o seu melhor pela Selecção Nacional. “Se fosse convocado iria dar o meu melhor por Portugal, mas mesmo que não obtivesse resultados iria certamente adquirir experiência e seria muito bom para a minha carreira”, afirmou.

Nazar assegura que uma ida ao Campeonato da Europa a representar Portugal seria a oportunidade perfeita para poder demostrar o seu agradecimento pela forma como foi acolhido. “Queria mostrar a minha gratidão pela forma como fui recebido em Portugal e acho que não existe melhor forma de agradecer aquilo que fizeram por mim do que mostrar resultados enquanto representante da Selecção Nacional portuguesa”, enalteceu.

Sem se querer envolver em polémicas, o jovem ucraniano assegura que o único desejo que tem é representar a selecção lusa. “Não sei se estivesse num clube com maior ‘poder’, se seria convocado, não me cabe a mim avaliar isso. Só queria mesmo poder mostrar aquilo que tenho para dar e poder representar Portugal”, rematou.

Treinador do jovem garante que exclusão não tem justificação

João Martinho, treinador do Vitória FC que acompanha os judocas na selecção, considera que a não convocatória do jovem atleta é injusta e a ausência dele não tem “justificação plausível”. “Acho que a partir do momento em que há critérios definidos, em que há 10 vagas masculinas, e o Nazar é um dos que tem os critérios que foram apresentados pela FPJ (Federação Portuguesa de Judo) para a participação, claro que é injusto sim, sem dúvida”.

O técnico diz não entender o porquê da ausência, considerando que a partir do momento em que a federação permite a participação do atleta na Taça da Europa, está “basicamente a confirmar a elegibilidade do Nazar para ser seleccionado para qualquer tipo de competição”. “Ele atingiu os critérios que a federação definiu. Acho que é uma pergunta que não tem de ser feita a mim, mas sim, caso queiram responder, aos seleccionadores e ao presidente da FPJ, porque a nós não foi dada qualquer explicação”.

João Martinho garante que a vontade dos seleccionadores era a de convocar o jovem ucraniano, algo que torna a decisão de deixar o Nazar Nynyk de fora ainda mais ‘estranha’. “Obtive a resposta que foi decisão técnica, o que é mentira. Os seleccionadores afirmaram que queriam convocar o Nazar, portanto não sei mesmo. Falaram-nos [FPJ] da participação no Campeonato Nacional, mas está nos regulamentos que não é obrigatória a participação nessa competição para ir ao Campeonato da Europa. Não percebo, até agora não houve nenhuma explicação plausível”, considerou.

“Independentemente daquilo que os seleccionadores digam ou não, há critérios, eles próprios os definem. Toda a gente ouviu no estágio: nono lugar com duas vitórias em Taças da Europa ia ser o critério principal para definir quem poderia participar. O Nazar só teve uma competição e conseguiu logo os resultados para esses critérios”, enalteceu, tendo ainda acrescentado que existem três atletas que “nas cinco competições, não conseguiram esses critérios e estão convocados”, confessando que não consegue encontrar nenhuma explicação.

Quanto à importância do clube que representa na decisão de convocar Nazar Nynyk, João Martinho recusa-se a acreditar que tal questão tenha tido peso no momento de excluir o jovem ucraniano da convocatória. “Eu quero acreditar que não tem tanto a ver com o clube. Agora, quando vejo que há atletas que tendo menos critérios que ele, representando certos clubes, conseguem, não sei. Já me faz ter certas dúvidas de que se ele tivesse num clube com mais poder político, talvez houvesse essa possibilidade”, concluiu.

Até ao fecho desta edição O SETUBALENSE não obteve nenhuma resposta por parte da FPJ relativamente à exclusão de Nazar Nynyk do Campeonato da Europa de cadetes

Associação Distrital de Setúbal não contesta exclusão do jovem atleta

A Associação Distrital de Judo de Setúbal não quis tomar uma posição oficial relativamente à exclusão de Nazar Nynyk, mas nos contactos possíveis d’ O SETUBALENSE com a direcção, o posicionamento foi o de concordância com a exclusão de Nazar Nynyk da Selecção Nacional.

Um dos membros da direcção deste órgão, que não autorizou a transcrição das suas declarações, assegurou que este assunto é uma ‘não questão’. Este membro da associação considera que existem atletas portugueses que merecem mais esta convocatória, enaltecendo que existem pressões do Vitória Futebol Clube na FPJ para que Nazar Nynyk fosse convocado.

Até ao fecho desta edição e após várias tentativas, O SETUBALENSE não obteve nenhuma resposta oficial por parte da Associação Distrital de Judo de Setúbal relativamente à exclusão de Nazar Nynyk do Campeonato da Europa de cadetes.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -