26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMoscatel de Setúbal tem denominação de origem há 116 anos

Moscatel de Setúbal tem denominação de origem há 116 anos

Presidente da Câmara marca presença na celebração da criação da Denominação de Origem para licor sadino

 

- PUB -

Na data em que se celebrou os 116 anos da criação da Denominação de Origem para o Moscatel de Setúbal, realizou-se o jantar “Moscatdinner”, organizado pela Escola de Hotelaria de Setúbal.

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, aproveitou a ocasião para enaltecer a importância do moscatel para a afirmação vitivinícola da península de Setúbal no “país e no mundo”.

O autarca elogiou a relevância do moscatel enquanto “produto de excelência da região”, explicando que com o passar dos anos a oferta tem vindo a diversificar-se, resultado da “aposta dos produtores locais numa produção de qualidade superior”.

- PUB -

Helena Lucas, directora da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, felicitou-se com a iniciativa de homenagem ao moscatel. Para Helena Lucas, tanto o estabelecimento de ensino como os seus alunos saem reforçados, graças às experiências inovadoras utilizando os produtos da região.

As comemorações do Dia do Moscatel incluíram ainda a entrega dos prémios aos vencedores dos cocktails da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. Os participantes que triunfaram apresentaram propostas, que foram consideradas inovadoras, utilizando este vinho licoroso.

Presentes neste jantar estiveram ainda três dezenas de pessoas, que se inscreveram na iniciativa, que foram presenteadas com um “menu arrojado”, confeccionado pelos alunos da Escola de Hotelaria, que foi preparado e “harmonizado” com Moscatel de Setúbal.

- PUB -

Em nota de Imprensa, a autarquia sadina relembra a “antiga” história vitivinícola da região, remontando ao século XIV. A edilidade recorda que o Reino Unido foi o “principal responsável por difundir este tipo de vinho licoroso e, em 1907, foi aprovada a demarcação da área, com a criação da Denominação de Origem de Setúbal”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -