26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalO efeito Berbereta no palco do Festival

O efeito Berbereta no palco do Festival

As actrizes Joana Brito Silva e Inês Marques estiveram à conversa sobre a criação desta peça

 

- PUB -

Berbereta é português arcaico para Borboleta. Nesta peça, que logo no início parece um enterro da filha que procura o pai há 25 anos, sendo que o António é o pai que desapareceu. As actrizes Joana Brito Silva e Inês Marques, deram uma entrevista a O SETUBALENSE, na noite do espectáculo.

“Estudamos na Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL de Lisboa. Em Outubro de 2020 começámos a falar sobre este espectáculo fantástico. Os ensaios começaram no Verão de 2021, nas Gaivotas em Lisboa. A estreia foi a 23 e 24 de Fevereiro 2022, no local dos ensaios. Somos o Lobby Teatro e já fizemos sete espectáculos desta peça musical. Depois virá Serpa, em Novembro, SMUP Parede, depois possivelmente Teatro do Bolhão no Porto e Algarve. Vamos onde nos convidarem!”

De quem e como foi o texto?

- PUB -

“Começámos por escrever nós o texto em verso com rima, trabalhamos com o músico João Gamory para iniciar este teatro musical”.

O cenário e a peça

Mariana Fonseca começou a dar maquetas para o cenário, que ficou lindo com tantas bóias coloridas. Houve outras ideias, mas ficou esta muito simbólica e feliz. Muitos temas sempre com a sombra do pai que fugiu há 25 anos. A parentalidade é um dos temas bases do texto muito rico e musical, quase todo cantado pelas actrizes. O Sistema binário é também um dos temas abordados, assim como as novas famílias e os héteros, juntamente com ideias emergentes de actrizes que defendem os artistas emergentes nos últimos anos com espectáculos diferentes. Existiu um bom trabalho de som e luz, naquele que foi um teatro feminista com um óptimo guarda-roupa e maquilhagem.

- PUB -

A maior causa do teatro é o belo e isso está conseguido. Muito público, sala esgotada de jovens de Setúbal e de fora, incluindo Lisboa. Danças estrambólicas e equipas multiculturais “Quando o amor se transforma numa obrigação” e, na cena final, a história do pai fugitivo que regressa com uma filha que não lhe perdoa.

Sinopse

“Efeito Ber­be­reta é um espectáculo de teatro sob a forma de rapsódia musicada, falada e cantada. Através de um jogo de palavras em rima, abrem-se as portas de um mundo onde os bebés nascem de tubos de ensaio e, por isso, o amor regido pelas leis da biologia é ques­ti­o­nado. Neste lugar, queimam-se armários, pais reaccionários e sistemas binários. Das cinzas faz-se glitter que ilumina os corpos das prin­ce­sas cor-de-rosa, porque apesar da as­so­ci­a­ção básica às amorosas, o pink fica melhor às po­de­ro­sas. Esta criação parte de frag­men­tos au­to­bi­o­grá­fi­cos de Joana Brito Silva e Inês Marques, cons­ti­tuindo um objecto ar­tís­tico que apre­senta uma reflexão sobre o conceito de pa­ren­ta­li­dade como uma cons­tru­ção social ca­pi­ta­lista e ro­man­ti­zada. Efeito Ber­be­reta contesta a crença he­te­ro­nor­ma­tiva de que uma criança só é feliz e equi­li­brada se tiver uma figura de pai e mãe pre­sen­tes, qualquer subtracção ou com­bi­na­ção outra de sujeitos é ainda tida como hipótese remota e duvidosa”.

Criação e Interpretação: Inês Marques e Joana Brito Silva; Música Original: João Gamory; Direcção de Movimento: Rafael Barreto; Desenho de luz: Teresa Antunes; Operação de luz: Marco Lopes; Espaço cénico e figurinos: Mariana Fonseca; Produção: Lobby Teatro; Comunicação: Mariana Dixe; Apoios: Direcção-Geral das Artes, Produção d’Fusão e Baal17; Duração aproximada: 60 min; Classificação etária: M/14

 

Observação de Teatro:

José Gil – Professor Adjunto de Teatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal Actor e Encenador

Maria Simas – Actriz do Teatro do Politécnico IPS e Mestranda

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -