26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCrianças com 10 e 11 anos podem receber vacina este fim-de-semana no...

Crianças com 10 e 11 anos podem receber vacina este fim-de-semana no Cais 3 em Setúbal

Já a inoculação dos ‘miúdos’ na faixa etária dos 5 aos 9 vai estar disponível no próximo mês

 

- PUB -

As crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 11 anos de idade podem a partir de amanhã deslocar-se ao Centro de Vacinação de Setúbal, instalado no Cais 3, para a administração da vacina contra a covid-19.

O processo, “conduzido por equipas de enfermeiros do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida”, vai decorrer para as crianças da referida faixa etária entre amanhã e domingo, podendo ser iniciada a vacinação de algumas crianças com 9 anos”, explicou a Câmara Municipal de Setúbal em nota de Imprensa.

Já a inoculação dos ‘miúdos’ entre os 7 e os 9 anos “decorre a 7, 8 e 9 de Janeiro”, enquanto nos dias 15 e 16 do próximo mês a vacinação vai centrar-se “nas faixas etárias dos 6 e 7 anos”.

- PUB -

As crianças com 5 anos, por sua vez, vão receber a vacina contra a covid-19 entre os dias 22 e 23 de Janeiro. Sobre a “segunda dose da vacina pediátrica, fornecida pela farmacêutica Pfizer”, explica a autarquia que “será administrada entre 5 de Fevereiro e 13 de Março”.

“O Centro de Vacinação de Setúbal, instalado no Cais 3 do Porto de Setúbal, funciona nos dias destinados à inoculação de crianças, entre as 09 e as 17 horas”. O município relembra que “a Direcção-Geral da Saúde recomenda a vacinação de todas as crianças dos 5 aos 11 anos de idade”, sendo que a “resolução tem como base de fundamentação o parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19, publicado a 10 de Dezembro de 2021”.

Contudo, “ao contrário do que aconteceu com os adultos, o intervalo de vacinação entre as duas doses da vacina nas crianças será de seis a oito semanas”. “Crianças com comorbilidades são consideradas prioritárias, independentemente da idade, recebendo as primeiras datas para a vacinação” e as que “tenham tido covid-19 podem ser vacinadas três meses após a recuperação”.

- PUB -

Rastreios ao cancro da mama disponíveis até Fevereiro

Junto ao Cais 3 vai estar estacionada até ao dia 10 de Fevereiro uma unidade móvel para realizar rastreios ao cancro da mama. No total, foram “convocadas a participar na iniciativa, por carta, mais de 4 600 mulheres residentes no concelho de Setúbal”, explica a Câmara Municipal de Setúbal em comunicado.

“O exame, gratuito, consiste na realização de uma mamografia por uma técnica especializada na área do cancro da mama, num equipamento digital novo que potencia uma melhor qualidade do diagnóstico”.

A unidade móvel de rastreio, promovido pelo Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro e pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, funciona de segunda a sexta-feira, das 09h20 às 13h00 e das 14h00 às 17h40.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -