20 Agosto 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalPorto de Setúbal movimenta 2,8 milhões de toneladas e regista crescimento de...

Porto de Setúbal movimenta 2,8 milhões de toneladas e regista crescimento de 4,1%

Segmentos da carga geral “apresentaram o desempenho mais positivo”, com aumentos na carga fraccionada, roll-on roll-off e contentorizada

 

- PUB -

Nos primeiros cinco meses de 2021, o Porto de Setúbal movimentou 2,8 milhões de toneladas, resultando num crescimento de 4,1% face a igual período do passado ano.

Em comunicado, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) explica que “os segmentos da carga geral apresentaram o desempenho mais positivo, com a carga fraccionada a registar mais 29%, com 644 mil toneladas, a carga roll-on roll-off a atingir os 20%, com 118 mil unidades e a carga contentorizada os 13%, com 76,5 mil TEU”.

No que diz respeito “às mercadorias carregadas”, o porto sadino, de Janeiro a Maio, viu os valores alcançarem os 11%, “para um total de 1,5 milhões de toneladas, um dado significativo que reforça a vertente exportadora e é um sinal de recuperação sustentada que contribui para a evolução positiva da economia nacional”.

- PUB -

“O crescimento foi transversal aos terminais de serviço público e aos terminais de uso privativo. Os primeiros, com cerca de 4,3%, com destaque para o Terminal Ro-Ro, 13%, para o TMS-2, concessionado à Sadoport, 12,2%, assente no aumento da carga contentorizada, e para o TMS-1, concessionado à Tersado, com um aumento de 2,4%, com o aumento da carga geral fraccionada movimentada. Os segundos, de 3,6%, sendo de destacar o Terminal Secil, 15%, Praias do Sado, 17% e Tanquisado/ Eco-oil, 40%”.

Ao nível do “número de navios que escalou o porto”, a infra-estrutura contou com “um aumento de 9%, 700 no total, e de 13% da dimensão média dos navios, com 13 mil e 252 toneladas de GT”.

Para a APSS, “estes números demonstram a tendência de consolidação da recuperação de carga no porto, e que o mês de Junho acentuará, e a certeza de que o esforço dos seus parceiros está a produzir um resultado positivo no desenvolvimento das suas actividades, criando confiança para continuar a apostar na modernização e na competitividade do porto e consequentemente da região”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Ana Catarina Gonçalves: A grandolense que arriscou e conseguiu montar um ‘império’ na vertente das explicações

Com apenas 21 anos, começou a acompanhar algumas crianças por brincadeira. Hoje, passados cinco anos, emprega três dezenas de professores

Acidente de viação no Montijo provoca três mortos

Colisão frontal provocou a morte de dois homens, de 26 e 32 anos, e de uma mulher, de 24 anos
- PUB -