8 Maio 2024, Quarta-feira

- PUB -
Fórum do PS Setúbal discute como combater as desigualdades

Fórum do PS Setúbal discute como combater as desigualdades

Fórum do PS Setúbal discute como combater as desigualdades

Deputada Catarina Marcelino, presidente do politécnico Pedro Dominguinhos, e vereadora Teresa Andrade foram oradores

 

O PS Setúbal arrancou com a preparação das próximas autárquicas na sexta-feira, com o primeiro de um ciclo de quatro debates. Este fórum, com o titulo “Combater as Desigualdades”, teve como oradores a deputada, ex-secretária de Estado e presidente da Assembleia Municipal do Montijo, Catarina Marcelino, o presidente do Instituto Politécnico de Setúbal e vice do conselho nacional destes institutos, Pedro Dominguinhos, o docente do ISCTE, Tito Damião, e a vereadora na Câmara de Setúbal, Teresa Andrade.

Catarina Marcelino apontou as desigualdades de rendimento como base fundamental dos problemas sociais, destacou o papel da educação, defendeu a importância da inovação e vincou que as maiores vítimas da desigualdade ainda são as mulheres.

Pedro Dominguinhos destacou a necessidade de dados concretos sobre o problema, deu exemplo de desigualdades que subsistem, denunciou a falta de mobilidade social no ensino, o défice de aposta das famílias na formação dos filhos, e referiu a necessidade de transformar o mercado de trabalho.

O presidente do IPS abordou ainda a definição do Território de Setúbal ao nível das NUTS, dizendo que Setúbal se encontra muito penalizada no acesso a oportunidades e fundos de coesão e que há uma necessidade de rever estas definições e valorizar o território.

Este é, aliás, o tema do segundo debate, previsto para o mês de Março. Segundo a concelhia, liderada por Paulo Lopes, este ciclo pretende “sensibilizar a população de Setúbal para estes temas” e “enquadrar as acções governativas globais no nosso território, indo ao encontro das reais necessidades do concelho de Setúbal”.

Teresa Andrade, vereadora e responsável do gabinete de estudo do PS local, moderou o encontro. “O balanço do debate evidenciou que o combate à pobreza e ao ciclo vicioso que prende as pessoas nessa situação de precaridade, carência e isolamento social, constitui uma causa social e política de primeira ordem que a concelhia do PS de Setúbal deseja erradicar”, refere o partido em nota divulgada ontem.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -