26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSETÚBAL | Câmara vai recorrer da decisão do Tribunal de Contas

SETÚBAL | Câmara vai recorrer da decisão do Tribunal de Contas

Maria das Dores Meira mostra inconformismo e justifica recurso com “razões de justiça relacionadas com o desenvolvimento do concelho e o bem-estar das populações”

A Câmara Municipal de Setúbal vai recorrer da decisão do Tribunal de Contas (TC), que “chumbou” os empréstimos de saneamento financeiro da autarquia, por não concordar com a argumentação contida no acórdão.

- PUB -

Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, já reagiu à recusa do visto prévio do Tribunal de Contas (TC) aos contratos de empréstimo, no total de 15 milhões de euros, que a autarquia celebrou com três entidades bancárias, conforme noticiou o DIÁRIO DA REGIÃO na segunda-feira.

“A Câmara Municipal de Setúbal tem conhecimento de que o Tribunal de Contas recusou o visto de fiscalização prévia aos empréstimos de saneamento financeiro que a autarquia decidiu contratar voluntariamente em Setembro de 2016”, começa por reconhecer a autarca, numa declaração publicada na sua página no Facebook, adiantando que o município vai recorrer da decisão.

“A autarquia a que presido discorda da argumentação contida no acórdão que sustenta a recusa do visto e, por essa razão, utilizando a prerrogativa legal que lhe permite interpor recurso, e por razões de justiça intimamente relacionadas com o desenvolvimento do concelho e o bem-estar das suas populações, irá recorrer desta decisão do Tribunal de Contas no prazo legalmente fixado”, explicou Maria das Dores Meira.

- PUB -

O Tribunal de Contas recusou o visto prévio a um empréstimo da Câmara Municipal de Setúbal no valor de 15 milhões de euros devido a irregularidades no processo.

A Câmara de Setúbal pretendia contrair um empréstimo de 15 milhões de euros para dívidas de curto prazo – 10 milhões de euros através da Caixa de Crédito Agrícola, 2,5 milhões de euros no Banco Popular e outros 2,5 milhões de euros no Novo Banco –, mas o tribunal recusou o visto prévio por considerar, entre outras razões, que a Câmara Municipal de Setúbal não pode contrair novos empréstimos para saneamento financeiro por estar ainda sujeita a um Contrato de Reequilíbrio Financeiro.

O Tribunal de Contas alegou também que o plano de saneamento financeiro do município foi elaborado a meio do ano de 2016 e que o mesmo só poderia ser considerado se tivesse sido feito com base em resultados finais do exercício desse ano económico.

- PUB -

PSD critica CDU e pede reunião da Comissão Permanente da Assembleia Municipal

A Comissão Política de Setúbal do PSD, em comunicado, também reagiu, criticando a gestão CDU. “O TC chumbou o empréstimo de 15 milhões de euros que a Câmara Municipal de Setúbal aprovou, com o voto contra do PSD Setúbal. A necessidade deste empréstimo comprova o fracasso da gestão financeira da Câmara Municipal pela CDU e este chumbo do TC atesta que essa aprovação era insustentável, injustificável e irregular face às regras de equilíbrio financeiro”, consideram os social-democratas.

“É urgente perceber em que estado estão as contas da Câmara Municipal. É urgente perceber que serviços podem estar em causa pela irresponsabilidade da gestão de tesouraria. É urgente saber que obras eleitorais foram lançadas com base na perspectiva deste empréstimo”, sublinham, anunciando a concluir que já requereram “a realização de uma reunião extraordinária, com carácter de urgência, da Comissão Permanente da Assembleia Municipal”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -