26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSoleen Ibrahim: a refugiada iraquiana que vive em Setúbal

Soleen Ibrahim: a refugiada iraquiana que vive em Setúbal

Soleen Ibrahim tem apenas 13 anos. Vive com os pais e os três irmãos mais novos, em Setúbal há quase um ano. Frequenta o 8º ano, na Escola Luísa Todi

 

- PUB -

 

Soleen Ibrahim tem apenas 13 anos. Mas carrega na memória o testemunho de uma vida incerta, de alguém que se viu forçado a abandonar o país. É a filha mais nova de Mohammed e Nihad Hasan e mora em Setúbal com os três irmãos mais novos, desde Julho do ano passado. Frequenta o 8º ano na Escola Secundária Luísa Todi, em Setúbal e no futuro pretende ser médica “para ajudar os que mais precisam”.

No entanto, até chegar a Portugal, passou por um autêntico ‘mar’ de adversidades, numa travessia feita de luta pela sobrevivência e segurança. Quando a guerra se agravou em Mossul, no Iraque, sua terra-natal, viu-se forçada a fugir com a família para um campo de refugiados, na Grécia. “A minha casa foi bombardeada, ainda me lembro do som dos tiros junto à minha escola. Não estávamos seguros, tivemos de fugir”, recordou. Para a jovem iraquiana, a condição de refugiado não se escolhe, é fruto de circunstâncias alheias, como as guerras e a instabilidade política. “Nós somos pessoas normais, que tiveram de fugir da guerra para encontrar a paz noutro país”, explicou.

- PUB -

Juntamente com os avós, pais e irmãos foi para a Turquia e fez sete tentativas para atravessar o Mediterrâneo até ao Ocidente. Numa das viagens, o barco que a transportava virou-se. “Morreram mais de 1000 pessoas nessa travessia. De noite, o mar ficou igual a uma estrada e nós ficámos na água à espera de ajuda. Só me faltou um bocado para morrer, mas não desisti”, confidenciou visivelmente emocionada.

Soleen recordou as várias tentativas para chegar à Grécia por terra e as emboscadas empreendidas pela polícia turca. “Uma vez saímos às quatro da manhã e fomos a pé, sem comer e sem beber durante dois dias até a uma paragem de autocarro. Pensávamos que o destino era a Grécia, mas quando terminou a viagem, veio um autocarro preto da polícia turca e levaram-nos de novo para Istambul. Isto aconteceu quatro vezes e da última, os polícias bateram na minha mãe e na minha avó”, contou a menina.

Só à sétima tentativa é que conseguiu rumar da Grécia a Itália e depois apanhar o avião para Portugal. Só teve tempo de levar algumas roupas e o telemóvel, mas na memória levou consigo os amigos de infância, a professora, a sua casa e as lembranças de uma vida interrompida pela guerra.

- PUB -

Ao chegar ao nosso país, a língua foi a principal barreira a vencer, a que se juntou a difícil integração numa escola portuguesa. Em Portugal contou com o apoio de Zenóbia Frescata, voluntária no Conselho Português para os Refugiados (CPR) e na Fundação Islâmica de Palmela. “Desde que começou a crise dos refugiados, em 2015, contactei enquanto turista com várias pessoas da Síria e outros países em guerra e ofereci-me como voluntária para ajudar no acolhimento dos refugiados, que chegassem a Portugal”, explicou.

Depois da sua experiência na associação, Zenóbia tem uma visão muito própria do voluntariado. “Não podemos ver a questão do voluntariado como ‘vamos ajudar os coitadinhos’. Eles não vieram para cá porque são pobres, antes pelo contrário. Muitas vezes, as pessoas dizem que eles trazem telemóveis. É verdade e se fossemos nós, também levaríamos, pois é a maneira que têm de trazer os contactos da família, fotografias e as memórias do passado”, esclareceu.

Nove meses depois, Soleen Ibrahim diz sentir-se feliz e integrada, em Portugal. Já fala português e ensina curdo, grego e turco aos colegas da sua escola. Nos tempos livres, canta e toca viola. A sua disciplina preferida é Físico-Química. Quando crescer, gostava de ir para Medicina “para ajudar os outros”, mas também já pensou em ser jornalista ou assistente social. Não exclui a hipótese de regressar ao seu país, mas para já, quer construir o futuro em Portugal. “Apesar de tudo, tive muita sorte, as pessoas com quem me cruzo são simpáticas e só me querem ajudar”.

A jovem iraquiana foi oradora da conferência “À Conversa Com…”, realizada na passada quarta-feira, 29, na Escola Secundária D. João II, em Setúbal. A sessão foi organizada pelas professoras Fátima Campos e Ana Silva, mentoras do Projecto Geração +. O objectivo foi sensibilizar os jovens para o acolhimento dos refugiados, em Portugal.

Fotos: Misé Pê/D.R.
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -