26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPolícia Marítima monitoriza sapais do Sado por suspeita de contaminação provocada por...

Polícia Marítima monitoriza sapais do Sado por suspeita de contaminação provocada por incêndio na SAPEC

A Polícia Marítima está a monitorizar a zona de sapais do Rio Sado, por suspeita de que o incêndio ocorrido na SAPEC, na madrugada de terça-feira passada, possa “ter afectado algumas destas áreas do domínio público marítimo sob a jurisdição da Capitania do Porto de Setúbal”. O anúncio foi feito esta sexta-feira, 17, pela Autoridade Marítima Nacional na página oficial do organismo na Internet.

- PUB -

“Dada a grande quantidade de água utilizada no combate ao incêndio, não foi possível contê-la na sua totalidade dentro do perímetro da área directamente afectada, pelo que alguma água, seguindo o seu percurso natural, acabou por atingir a zona de sapais adjacente ao rio Sado”, explica o comunicado da Autoridade Marítima Nacional.

“Esta água, dado ter sido empregue para o combate ao incêndio na SAPEC, arrastou resíduos de enxofre e de material utilizado para extinguir o incêndio. Desde a manhã do dia em que deflagrou o incêndio, a Polícia Marítima do Comando-local de Setúbal tem monitorizado esta situação, recolhendo diversas amostras de água em locais possivelmente afectados”, pode ler-se no comunicado.

- PUB -

A acção, que no primeiro dia foi conduzida apenas pela Polícia Marítima, “foi realizada em conjunto com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Porto de Setúbal – APSS, nos dias seguintes”.

“Foi também recolhido o testemunho de eventuais lesados, no que respeita impacto ambiental. Das diligências realizadas, foi elaborado o respectivo expediente e dado conhecimento ao Ministério Público de Setúbal”, conclui.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -