27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalProjectos turísticos da Região de Lisboa recebem apoios

Projectos turísticos da Região de Lisboa recebem apoios

A criação de uma rota turística pedonal de Cacilhas a Almada e a presidência de Setúbal no Clube das Mais Belas Baías do Mundo são dois dos projectos apoiados. Em Lisboa, os projectos promovem o património histórico, gastronómico e religioso

 

- PUB -

A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) tem em curso um investimento de 371.500€ de apoio a quatro projectos turísticos na região de Lisboa. Entre eles, destaque para o apoio à criação de um percurso pedonal turístico de Cacilhas ao Cristo Rei, em Almada, e para o apoio à presidência de Setúbal no Clube das Mais Belas Baías do Mundo.

A ERT-RL vai apoiar a produção do Mapa Cacilhas – Cristo Rei, um percurso turístico pedonal com início em Cacilhas e que sugere 16 pontos de interesse até ao icónico monumento em Almada.

O mapa dará destaque às igrejas, museus e gastronomia de Almada e às melhores vistas sobre o rio Tejo e Lisboa e deverá ser lançado em Fevereiro, segundo a entidade.

- PUB -

A presidência de Setúbal no Clube das Mais Belas Baías do Mundo, que junta 41 baías em 25 países de quatro continentes, será apoiada também pela ERT-RL, até ao final de 2018, com a produção de uma edição e de um filme, com lançamento previsto ainda para o início deste ano.

O apoio da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa ao mandato setubalense é “uma oportunidade para promover a Região de Lisboa e, em particular, o turismo de natureza”, explica a entidade em comunicado.

O clube, cuja presidência é assumida pela edil setubalense Maria das Dores Meira desde Fevereiro de 2016 e até 2019, pretende promover os patrimónios ambientais, culturais, históricos, linguísticos, étnicos e sociais das diferentes baías.

- PUB -

A baía de Setúbal pertence ao organismo desde 14 de Novembro de 2002 e conta com uma associação local para promoção e defesa do património.

 

Projectos em Lisboa

 O programa “Stopover”, que desde Julho de 2016 já mobilizou 30 mil turistas em estadias de um a três dias em Lisboa, no âmbito de escalas de avião, continua a receber igualmente o apoio da ERT-RL.

Em 2017 estarão disponíveis sete experiências na cidade e na região de Lisboa, como o circuito “Lisboa Histórica”, com percurso pedestre pela Baixa Pombalina, Chiado, Bairro Alto, Lisboa Story Centre e com prova prova de Ginginha; e “Os velhos Bairros, Lisboa Antiga”, com percurso pedestre por Alfama e Mouraria, Martim Moniz, Sé de Lisboa e Arco da Rua Augusta, incluindo a oferta de um café no Martinho da Arcada.

As experiências “Belém, as Descobertas e os Navegadores”, com passeio de tuk-tuk e prova de pastel de Belém e “Sintra, Cascais e Cabo da Roca”, que contempla uma visita ao Mitos e Lendas de Sintra e prova de uma Queijada de Sintra, também fazem parte do programa.

O “Stopover” promove ainda o passeio “Observação de golfinhos” no Estuário do Sado; “A cultura do Vinho: visita a uma Adega” em Azeitão, Bucelas ou Colares, com prova de vinho; e “Gastronomia e Vinhos”, que pode conjugar-se com qualquer uma das seis experiências anteriores, em parceria com as Comissões Vitivinícolas de Lisboa e Península de Setúbal.

No programa, a Associação de Turismo de Lisboa e a TAP são parceiras da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

O projecto Quo Vadis, do Patriarcado de Lisboa, recebe por sua vez apoios “com o objetivo de melhorar e qualificar a fruição dos bens culturais e artísticos das igrejas e dos patrimónios da Diocese de Lisboa”, explica a ERT-RL.

“Este apoio consiste na criação de uma aplicação em duas línguas com os conteúdos do projeto Quo Vadis e na produção de conteúdos para desdobráveis e mono-folhas relativos aos conteúdos históricos, espirituais e culturais de nove igrejas na zona central de Lisboa”.

O projecto prevê ainda a produção de conteúdos para um conjunto de cinco rotas nos bairros históricos do Chiado, Baixa, Mouraria, Alfama e Castelo.

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -