30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraMilhar e meio de jovens no Parque Augusto Pólvora em encontro sobre...

Milhar e meio de jovens no Parque Augusto Pólvora em encontro sobre a paz

Bispo D. Américo Aguiar disse que era tempo de agradecer e lembrar a Jornada Mundial da Juventude

 

- PUB -

O Parque Augusto Pólvora foi invadido no dia de ontem por cerca de 1500 alunos da disciplina Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), a frequentarem o 2.º e 3.º ciclos, para participarem no encontro diocesano “Com EMRC, constrói pontes e leva a Paz! A todos, todos, todos…”, actividade organizada pela Diocese de Setúbal.

O Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, esteve presente na ocasião e falou à Rádio PopularFM – no âmbito do programa A Rádio na Rua – mostrando agrado com o encontro ao explicar que é momento de agradecer a quem ajudou na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorreu no ano passado.

“É um regresso à Jornada Mundial da Juventude. Este colorido, estes jovens e este barulho saudável faz-nos viajar rapidamente ao Papa Francisco, à JMJ. É sempre mais uma oportunidade de agradecermos a todos aqueles que no território da Península de Setúbal também ajudaram e colaboraram e participaram na organização da JMJ, sejam os voluntários e famílias de acolhimento”.

- PUB -

Ao falar do “proteccionismo” excessivo que os pais e as instituições têm com as crianças, crianças essas que diz passarem o tempo agarrados a telas, o prelado lembrou a mensagem do Papa Francisco ao evocar a Paz. “É um momento de encontro e de convívio que eles [jovens] têm uns com os outros, hoje a geração digital passa o dia fechada no quarto, com nariz no ecrã do computador ou do telemóvel e é muito importante que sujem as mãos com terra, que se magoem numa perna que ‘esfarrapem’ a roupa, que partem um dente”.

Além de cerca de milhar e meio de alunos o encontro levou também em torno de 130 professores que acompanharam os jovens. “O nosso Papa Francisco não se cansa de nos chamar a esta fraternidade todos irmãos, e estes encontros também proporcionam isso – para eles verem que, apesar de origens familiares diferentes, origens geográficas diferentes, apesar de aspectos físicos diferentes, apesar de economicamente terem condições diversas, nós somos irmãos”.

Ao lembrar a actualidade dos acontecimentos, nomeadamente a notícia que dava conta de uma idosa que foi encontrada já cadáver no interior da sua habitação, na Moita, (publicada pel’O SETUBALENSE na edição desta segunda-feira), D. Américo Aguiar deixou uma mensagem para que estas situações não se possam repetir.

- PUB -

“Metam-se na vida uns dos outros, principalmente na vida de quem é nosso vizinho e vive só. Não permitam que um irmão ou irmã nossa se despece da vida terrena e fique abandonado semanas e meses sem que ninguém tenha dado por ela. Metam-se na vida uns dos outros, positivamente”.

A pertinência da disciplina de EMRC nas escolas foi expressa pela professora Eduarda, membro da comissão organizadora, que esteve presente no encontro que se prolongou pela tarde dentro. “Atrevia-me a dizer que, nos dias de hoje, esta disciplina ainda se torna mais importante. Vai ajudar cada aluno a receber uma formação no seu todo onde lhe são transmitidos, passados e vivenciados, valores, e estes nós não os podemos perder até porque estamos numa altura de falar muito de valores – do 25 de Abril – e, portanto, a disciplina é fundamental porque constrói o aluno hoje e naquilo que ele pode ser amanhã”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -