1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalLetra de Sérgio Godinho e dezenas de cravos enchem Praceta Ilha da...

Letra de Sérgio Godinho e dezenas de cravos enchem Praceta Ilha da Madeira

Mural é o 4.º e penúltimo organizado pelo projecto “Histórias que as Paredes Contam”

 

- PUB -

“Fazes que fazes ou pões sementes a crescer?”, a frase retirada da canção de Sérgio Godinho “Grão da Mesma Mó” é agora rosto da Praceta Ilha da Madeira, no Bairro do Liceu, local que recebeu, no fim-de-semana, mais de 50 crianças e jovens em pintura de um mural.

Apesar de não estar ainda concluído, grafismo, com coordenação estética a cargo do estudante de artes Mo e o artista plástico guineense Young Nuno – ambos jovens, de 21 e 33 anos, respectivamente, que colocam “Setúbal em comum nos seus projectos – vários foram os intervenientes na obra que deram asas à imaginação para deixarem marcadas palavras e frases, como “Em cada esquina um amigo”, “Liberta-te” e “Vive”, a acrescentar dezenas de cravos coloridos.

“Ainda não está concluído e já superou as minhas expectativas”, palavras de Rui Canas, presidente da União de Freguesias de Setúbal, que se associou à iniciativa do projecto “Histórias que as Paredes Contam” neste que é o 4.º e penúltimo mural alusivo ao
cinquentenário da Revolução dos Cravos.

- PUB -

Para Mo a frase inscrita naquela parede é “um apelo à acção e a fazer cumprir Abril”, diz-se “contra o comodismo” e apela a que todos saiam à rua em prol da Democracia. “Não podemos ficar parados a ver a extrema-direita ganhar terreno. Temos de semear os cravos e colher a revolução”, transcreve a nota de Imprensa do projecto.

Já Young Nuno que “optou por recordar o líder revolucionário africano Amílcar Cabral e o capitão Salgueiro Maia” nas marcas que deixou nas paredes, é autor de várias pinturas de intervenção – por conveniência da independência da Guiné-Bissau –, deixou a mensagem de que “é impossível falar da liberdade sem falar do 25 de Abril” reiterando que “celebrar o 25 de Abril é celebrar a Liberdade”.

O projecto “Histórias que as Paredes Contam – 50 anos de Muralismo em Setúbal”, parte integrante do programa municipal “Venham Mais Vinte e Cincos”, prevê realizar ainda a pintura do 5.º e último mural, uma segunda mostra fotográfica e a edição de um “álbum de imagens e histórias sobre a prática moralística”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -