28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSeixalJorge Pisco: “O Orçamento do Estado não traz nada de novo para...

Jorge Pisco: “O Orçamento do Estado não traz nada de novo para a região de Setúbal”

O responsável critica o Governo por não acolher nenhuma medida a pensar nas micro, pequenas e médias empresas. E diz que é impossível ao sector sobreviver com a actual carga fiscal

 

- PUB -

Jorge Pisco, 65 anos, presidente da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), sediada no Seixal, considera que o Orçamento do Estado tem algumas medidas com impacto apenas para os grandes grupos económicos. Em entrevista a O SETUBALENSE e à Rádio Popular FM, o empresário faz o diagnóstico à situação empresarial no distrito, realça o papel da CPPME, apela a um maior contributo dos municípios e revela que o ministro da Economia vai estar no próximo dia 17 em Grândola para participar na conferência promovida pela CPPME e Pela CIMAL.

Jorge Pisco deixa ainda escancarada a porta para se candidatar a um terceiro mandato na presidência da CPPME em 2024.

Os últimos tempos foram ou têm sido marcados por uma pandemia e pela guerra na Europa. Neste quadro que balanço faz do trabalho da CPPME, tendo em conta os resultados atingidos?

- PUB -

É de muita actividade desenvolvida nos últimos três anos, para não falar dos últimos 38 que são os anos que a CPPME leva de existência. A confederação tem tido um papel preponderante na defesa das micro, pequenas e médias empresas, que são 99,9% do tecido empresarial português. Assim que foi decretada a situação de covid apresentámos um conjunto de medidas importantes para a defesa dos interesses dos micro, pequenos e médios empresários e, a partir daí, tivemos um papel muito intenso junto do Governo, das autarquias, do Presidente da República, para alertarmos para a situação em que viviam milhares de microempresas e os seus trabalhadores.

Considera que os resultados foram totalmente positivos?

Nunca podemos dizer que na totalidade são positivos. Nem sempre conseguimos aquilo a que nos propomos. Se as propostas que apresentámos ao Governo fossem contempladas, aí sim, a CPPME estaria satisfeita com todo o trabalho que faz. O Governo não tem vindo a ter em conta as propostas que a CPPME tem apresentado, tendo em conta aquilo que é o dia-a-dia deste tecido empresarial, como se viu durante a covid e neste momento com o próprio Orçamento do Estado.

- PUB -

Que peso assumem as micro, pequenas e médias empresas no contexto da nossa economia?

Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística [INE] são de Março de 2022. Os 99,9% do sector das micro, pequenas e médias empresas referem-se a 1 milhão e 301 mil empresas. Microempresas, as que têm de 1 a 9 trabalhadores, são 1 milhão e 250 mil; pequenas empresas, de 10 a 50 trabalhadores, são 42 mil; depois com mais de 50 e até 250 trabalhadores temos as médias, que são 6 500 empresas. Com mais de 250 trabalhadores, as grandes empresas – a quem o Governo presta vassalagem – são apenas 1 047. As micro, pequenas e médias empresas dão trabalho a mais de 3 milhões e 400 mil pessoas, representam 77% do total de trabalhadores a nível nacional e o volume de negócios produzido é superior a 300 milhões de euros.

A realidade a nível mundial são as micro e pequenas empresas. Não é só uma realidade portuguesa, é uma realidade mundial.

A atribuição, em Junho passado, da Ordem de Mérito Empresarial pelo Presidente da República à CPPME reconhece o papel que a confederação assume…

… Verdade. O Presidente da República honrou-nos com a distinção no 38.º aniversário da CPPME e mais: no seu discurso salientou que não há confederações de primeira nem de segunda. Isto tem a ver com o reconhecimento do trabalho da CPPME.

Que análise faz às medidas do Governo na proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2024 com impacto para o sector empresarial?

Esta proposta de Orçamento nada traz de novo, nem responde às preocupações que as micro, pequenas e médias empresas têm. Tivemos uma reunião com a ministra do Trabalho [Ana Mendes Godinho] antes da apresentação do OE, apresentámos as propostas que considerámos que deviam ser contempladas, as quais fazem parte de uma “carta reclamativa” com 26 pontos para a legislatura 2022-2025, entregue ao Governo, e nenhuma dessas propostas foi contemplada no Orçamento do Estado para 2022, 2023 e 2024. As medidas que têm algum impacto são apenas para os grandes grupos económicos e para os grandes consumidores energéticos e isso, para nós, não traz de novo, antes pelo contrário, nem ajuda ao desenvolvimento da economia nacional.

Tem assento no Conselho Estratégico para o Desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa (AML) e também na Comissão Executiva do PEDEPES, da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS). Ao olhar para este OE vê ou não o Distrito de Setúbal devidamente contemplado?

Não. Não traz nada de novo para as necessidades e o desenvolvimento da região de Setúbal. A região precisa de bastante desenvolvimento, precisamos de ter aqui verbas ou apoios. E isto não passa só pelo OE, passa também pelo Plano de Recuperação e Resiliência [PRR] que está completamente desfasado, os projectos que existem acabam por não ter a dimensão adequada para as micro e pequenas empresas. Se formos a outros aspectos, os fundos do [Portugal] 2020, que já deviam estar fechados e pagos, estamos em Outubro e o IAPMEI não fez esses pagamentos e não sabe ainda quando serão feitos. Andamos aqui a empurrar com a barriga. No âmbito da covid, as empresas tinham apoios financeiros a taxas de juro a 0%. Neste momento as taxas de juro dos spreads são de 4%. É impossível que as empresas possam sobreviver. Quando analisamos este OE, com as taxas de juro que existem, com os custos do actual contexto, com os custos da energia é impossível as empresas terem uma situação fácil de viver.

E o aumento do salário mínimo é comportável para as micro, pequenas e médias empresas?

Sempre temos defendido que quanto mais alto forem os salários, melhores condições as micro e pequenas empresas têm. Terão capacidade para pagar se existirem condições, por isso é que defendemos que elas têm de ter os apoios necessários: menos carga fiscal, menos despesas de contexto, que é aquilo que o Governo não aplica relativamente às microempresas. A carga fiscal que existe, os impostos que temos em relação à energia, aos combustíveis, é uma situação que tem de ser minorada. As empresas estão numa situação muito complicada.

De 1 a 10, como classifica o estado em que se encontram as micro, pequenas e médias empresas no Distrito de Setúbal?

Considero um 3, na situação em que se encontram neste momento.

É uma nota muito baixa.

É. A situação do distrito não é diferente da situação a nível nacional. O problema é que aquilo a que assistimos no dia-a-dia é que tudo isto aparece com uns tons muito rosa, tudo muito pintadinho. Nós estamos cá, no terreno, no dia-a-dia, e é o que constatamos quando falamos com os nossos colegas empresários, seja no comércio, na restauração, nas oficinas, na indústria… é a realidade que temos. Dou-lhe um exemplo concreto, no sector dos moldes temos neste momento 38 empresas na Marinha Grande em risco de fechar. Um sector em que Portugal deu algumas cartas. E depois fala-se muito na questão da exportação.

Qual a área do sector empresarial que, neste momento, o deixa mais tranquilo e, em sentido inverso, a que lhe gera maior preocupação?

Nenhuma me deixa tranquilo. Todas elas me deixam preocupado.

Nem mesmo o turismo?

A questão aqui é: o que é o turismo? O turismo pode ser muita coisa, as viagens, a restauração, o alojamento… É preciso é ver como as coisas vão fluindo e a realidade que temos não nos dá tranquilidade. Não é cenário negro, mas também não é um cenário rosa como nos querem pintar.

O que pode e deve fazer a nossa região para ter uma economia mais robusta?

Não é só a nossa região, isto é um problema geral. Ao longo destes últimos 38 anos, as autarquias locais têm sido nossas parceiras preferenciais. As autarquias têm aqui um papel preponderante nesta situação. Não é só aqui na nossa região, é a nível nacional, quando licenciam grandes superfícies estão a dar cabo do comércio local.

Mas o comércio local também não deveria reinventar-se para responder a esse novo sinal dos tempos?

Pois deveria e tem de se reinventar. Têm de se criar as condições para se reinventar. Mas quando se fala nesses apoios, o que vemos são apoios à digitalização, às novas tecnologias e não é isso que é necessário para esses empresários, muitos deles com idades muito avançadas. Temos de encontrar um equilíbrio entre aquilo que é a mercearia, a drogaria, e a grande superfície. É mais fácil irmos a uma grande superfície, termos estacionamento e a oferta de “tudo e mais um par de botas”, do que irmos [ao comércio local] e termos a dificuldade de estacionar dentro da cidade, termos de o pagar e depois termos a dificuldade de comprar no comércio local.

Temos visto municípios a apostarem em incubadoras de empresas, em “startups”, na nossa região. Como avalia o contributo dos municípios?

Acho que têm um papel fundamental, mas têm de melhorar muito. Não é com “startups” que lá vamos. Isso é uma coisa que nasce agora e que passado um ou dois anos desaparece. As câmaras municipais e não só, também as juntas de freguesia, têm aqui um papel fundamental. E por vezes os autarcas nas juntas de freguesia esquivam-se muito a ir junto dos empresários, junto da oficina, daquelas indústrias que existem e são necessárias conhecer. Era importante as juntas, as câmaras municipais, promoverem pequenas reuniões com esses empresários, conhecerem as dificuldades que têm esses empresários, mesmo por áreas de actividade.

A CPPME vai promover em Grândola a 17 de Novembro, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), uma conferência sobre o futuro das pequenas e médias empresas. Qual é o objectivo principal desta acção, despertar consciências?

Despertar consciências e chamar a atenção para o maior volume de fundos que está previsto aplicar na área industrial no nosso país. É para esta região [Alentejo Litoral] que está previsto o maior fluxo de apoios para a indústria. E é preciso chamar a atenção para a repercussão que a aplicação desses fundos comunitários terá nas micro, pequenas e médias empresas. O objectivo desta nossa conferência é fazer uma avaliação e as implicações que estes fundos poderão ter. O Instituto Politécnico de Setúbal vai apresentar um estudo que fez sobre a realidade da força de trabalho das micro, pequenas e médias empresas no Alentejo Litoral. Vamos ter a intervenção do presidente comissão nacional do PRR, Pedro Dominguinhos, da parte do IAPMEI, sobre o resiliência das micro, pequenas e médias empresas. Ou seja, vai dar nota daquilo que são os fundos estruturais para a região. Vamos ter também uma conversa com empresários do Alentejo Litoral. Está garantida a presença da secretária de Estado [do Desenvolvimento Regional] Isabel Ferreira e a sessão de encerramento será presidida pelo ministro da Economia, António Costa Silva.

Está disponível para se recandidatar à presidência da CPPME, para um terceiro mandato, em 2024?

Neste momento estamos já a trabalhar para o próximo mandato. Se serei ou não presidente, dependerá da lista que iremos constituir. É uma questão que iremos avaliar do ponto de vista do colectivo. Da minha parte e, penso eu, da parte também dos meus colegas que compõem a direcção estaremos disponíveis. Mas teremos de fazer essa avaliação, não só do trabalho que realizámos como também do trabalho que nos propomos vir a realizar. Penso que estaremos disponíveis, a ver vamos, assim os associados queiram que continuemos.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -