28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSeixalSeixal aprova apoio de 1,3 ME para contrução de centro de capacitação...

Seixal aprova apoio de 1,3 ME para contrução de centro de capacitação para inclusão

Equipamento irá nascer numa área com 629 metros quadrados e que terá capacidade para 30 vagas

 

- PUB -

A Câmara Municipal do Seixal aprovou hoje um apoio de mais de 1,3 milhões de euros à Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal para a construção do Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

Em comunicado, a autarquia explica que o executivo camarário aprovou a celebração de um protocolo com a APCAS – Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal com vista à construção do centro.

Segundo a Câmara Municipal do Seixal (CMS), o futuro equipamento, que irá nascer numa área com 629 metros quadrados e que terá capacidade para 30 vagas, terá um custo estimado de 2.058 591,43 euros, sendo suportado com capitais públicos e privados, cabendo ao município um apoio de 1.322.061,60 euros, a ser amortizado num prazo de 24 meses, com um valor mensal de 55.085,90 euros (pago mensalmente até Junho de 2025).

- PUB -

Este investimento surge na sequência da candidatura desta instituição ao Plano de Recuperação e Resiliência, aprovada em Agosto de 2022, com o objectivo de realizar esta obra.

De acordo com o vice-presidente da CMS, Joaquim Tavares, actualmente, e de acordo com dados relativos a 2021, existem no concelho cerca de nove mil pessoas com deficiência, nomeadamente paralisia cerebral e outras incapacidades, que precisam de ser acompanhadas com vista à sua inclusão social.

Por isso, acrescenta, esta obra da APCAS assume-se como fundamental para a realização de todo o tipo de iniciativas, com destaque para acções de formação, apoio familiar e aconselhamento parental, actividades de serviço à comunidade, actividades lúdicas, exposições, seminários e ‘workshops’, entre outras.

- PUB -

Na reunião de câmara foram ainda aprovados vários contratos-programa para apoio monetário à actividade de entidades do movimento associativo concelhio, nomeadamente à Associação de Amigos do Pinhal do General de forma a dar continuidade à construção do Complexo Desportivo do Pinhal do General, à Casa do Povo de Corroios para obras de remodelação da sede social e à Associação de Coletividades do Concelho do Seixal para apoio ao transporte às coletividades do Movimento Associativo Desportivo Popular do Concelho.

O executivo aprovou também apoios monetários, ao abrigo da celebração de contratos-programa de desenvolvimento na área da saúde, à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul / Delegação do Seixal, à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul / MovAplar – Movimento de Apoio a Laringedomizados, à Associação Pata D’Açúcar e à Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho do Seixal.

Na reunião de câmara foi ainda aprovada a cedência de três parcelas de terreno à Câmara Municipal do Seixal, pela Associação de Moradores dos Redondos, com um valor estimado de 269.843,00 euros.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -