1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémFestival A Estrada em Santiago do Cacém regressa com o foco no...

Festival A Estrada em Santiago do Cacém regressa com o foco no território e na música

Transiberia diz que o evento envolve a população local, constituída também por muitos estrangeiros

 

- PUB -

O Festival A Estrada regressa ao concelho de Santiago do Cacém, em Setúbal, entre 9 e 12 de Agosto, com uma programação cultural que desafia o público a descobrir o território mantendo o foco na música nacional e internacional.

De acordo com os promotores, em comunicado, a edição deste ano do festival volta a apostar numa “programação cultural com foco na música”, além de várias actividades distribuídas por vários palcos ao longo da Estrada Municipal (EM) 544 que liga a aldeia de São Francisco da Serra à Costa de Santo André.

Esta via, que cruza o território de Santiago do Cacém “qual espinha dorsal entre a Serra e o Mar, serpenteando encosta abaixo pelo verde do montado e sempre com o azul do oceano em pano de fundo”, serve de mote para o festival que “participa activamente na preservação da autenticidade cultural e do carácter paisagístico e humano da região”, realçam.

- PUB -

Segundo a produtora Transiberia, que organiza o festival em parceria com a Câmara de Santiago do Cacém, o evento envolve a população local, constituída também por muitos estrangeiros, mas também veraneantes que passam as suas férias na região.

“Posicionando-se como um evento de nova geração, inovador, ecológico e integrador, o festival tem como premissas a itinerância da programação ao longo de lugares icónicos do território e o enquadramento das suas propostas artísticas na paisagem, com o mínimo ruído visual possível e o máximo foco na relação com o espírito de cada lugar”, destaca.

À semelhança da edição anterior, o arranque do festival, a 9 de Agosto, coincide com a festa de São Romão, dia em que a população serrana se deslocava à praia da Costa de Santo André para o banho anual de mar.

- PUB -

Neste dia, além de um “passeio de bicicleta percorrendo a coluna vertebral do território do festival, a Estrada Municipal 544” para reavivar “de forma ecológica […] a memória da tradicional romaria”, a organização propõe uma conversa/jantar, numa zona de montado, sobre a relação entre a tradição e a contemporaneidade, com concerto de Nani Medeiros e João Pita.

No segundo dia do festival, no palco Serra, instalado no recinto da antiga Corticeira de São Francisco, é apresentada uma selecção de vídeos gravados pelo realizador Tiago Pereira e pelo projecto “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria” no concelho de Santiago do Cacém, e actuam a artista Ana Lua Caiano (22h00) e o fadista Duarte (23h00).

Na sexta-feira (11), o palco muda-se para a Lagoa de Santo André, onde o público pode assistir ao concerto de Sílvio Rosado e o seu “cavaquinho indomável” (19h00), à projecção do filme “A Música Invisível”, de Tiago Pereira (21h00), ao concerto da banda Rastafogo (22h00) e ao “extravagante Folclore do Futuro” dos Venga Venga (23h00).

No último dia, o festival A Estrada chega ao Palco Praia, na Costa de Santo André, e despede-se do público com o concerto de Los Micromondos de Brass (17h00), a atuação dos dj Vítor Belanciano (18h00) e Xoices (19h00), o espectáculo musical de Luizga (21h00) e o concerto de Momma T (22h00).

O festival propõe outras actividades, como caminhadas no Salgueiral da Galiza (sexta-feira, 11) e no Percurso do Barba Roxa (12), um concurso de fotografia, com a curadoria do Museu da Paisagem, e um ‘workshop’ de desenho de paisagem a cargo de João Catarino, em três zonas distintas do território, “seguindo o percurso da água, da Serra até ao Mar”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -