22 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Mostra chega hoje ao Auditório Rui Guerreiro

Mostra chega hoje ao Auditório Rui Guerreiro

Mostra chega hoje ao Auditório Rui Guerreiro

Exposição revela resistência ao colonialismo português entre 1926 e 1974

“Ato (Des)Colonial” intitula a exposição, promovida pelo “Museu do Aljube – Resistência e Liberdade” e pelo município de Palmela, que pode ser visitada até ao próximo dia 30 no Foyer do Auditório Municipal Rui Guerreiro, em Pinhal Novo.

- PUB -

Segundo a autarquia, a mostra “revela diversos processos de resistência ao colonialismo português entre 1926 e 1974”. Nesse âmbito, a exposição contribui “para questionar a herança colonial no nosso país, em particular, durante o período da ditadura”. E, adianta a edilidade, visa ainda “a valorização das experiências de resistência anticolonial, enquanto processos determinantes para a autodeterminação e independência dos povos africanos e para o derrube do fascismo em Portugal”.

Além disso, a mostra estimula também a reflexão “sobre abordagens necessárias a uma prática antirracista nas escolas, nos espaços públicos de cultura e na sociedade”.

Com curadoria de Rita Rato, directora do Museu Aljube, a exposição “Ato (Des)Colonial” esteve patente ao público, de 4 a 16 deste mês, na Biblioteca Municipal de Palmela. A partir desta terça-feira e até ao próximo dia 30 pode ser apreciada no horário de funcionamento do Auditório Municipal Rui Guerreiro: de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 14 às 19 horas (encerra aos feriados). As entradas são gratuitas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -