26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaMercado Caramelo atraiu cerca de “70 mil pessoas por dia”

Mercado Caramelo atraiu cerca de “70 mil pessoas por dia”

Carlos Jorge de Almeida, presidente da junta, realça estimativa do número de visitantes. A tradição ainda é o que era. Ou até talvez mais

 

- PUB -

A 8.ª edição do Mercado Caramelo voltou a mostrar toda a pujança das gentes pinhalnovenses na defesa da cultura e tradições locais. No último fim-de-semana foram muitas dezenas de milhares que “provaram” o melhor da gastronomia regional – com a sopa caramela como “cabeça-de-cartaz” – e desfrutaram de um mercado à antiga portuguesa, com inúmeras iniciativas e muita animação.

Carlos Jorge de Almeida, presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, faz um balanço extremamente positivo à iniciativa, promovida em conjunto com a Confraria Confraria da Sopa Caramela. A começar pela capacidade de atracção que o evento voltou a mostrar.

“Milhares de ‘caramelos’, provavelmente 60 mil a 70 mil em cada dia deste [último] fim-de-semana, vindos de toda a península de Setúbal – particularmente dos concelhos de Setúbal, Montijo e Moita, onde a cultura caramela é uma herança de trabalho e luta –, marcaram passagem para o Pinhal Novo. Vieram da Estrada dos Espanhóis, dos Círios da Atalaia, pelo caminho de ferro que cruza destinos, por estradas, caminhos e aceiros”, sublinha o autarca.

- PUB -

A multidão, adianta, “abraçou o Jardim José Maria dos Santos, a capela, o mercado e ‘a feira de gado’”, e “reviveu a memória dos ranchos de trabalhadores rurais provenientes da Beira Litoral e do Baixo Mondego, destinados à Lagoa da Palha, território que a inauguração dos caminhos de ferro baptizaria de Pinhal Novo”.

Carlos Jorge de Almeida realça ainda o ambiente de confraternização e partilha que foi proporcionado por mais uma edição do Mercado Caramelo. “Gastronomia (pão, pudim, sopa, batatas ensalsadas…) mas sobretudo convívio são, abraço a todos os que dizem presente, alegria contagiante, associativismo, recriação histórica, celebração, linguagem, traje, orgulho na simplicidade, na liberdade e na construção colectiva”, resume o presidente da junta, a concluir.

- PUB -

O evento já constitui um dos momentos de notável projecção turística do concelho e de toda a região, granjeando reconhecimento de norte a sul do País.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -