18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaProjecto 'Autarquias ao Vivo' já ensinou democracia a 14 turmas do 1.º...

Projecto ‘Autarquias ao Vivo’ já ensinou democracia a 14 turmas do 1.º ciclo

Alunos dos 3.º e 4.º anos do ensino básico visitam sede da junta e participam em ‘Assembleia de Freguesia’ simulada

O projecto “Autarquias ao Vivo”, dirigido aos alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico de Pinhal Novo, prossegue já nos próximos dias 17 e 18, a partir das 14 horas, e tem continuidade na semana seguinte, a 24 e 25. A iniciativa, promovida pela junta de freguesia local em conjunto com o Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, no âmbito das celebrações dos 49.º e 50.º aniversários do 25 de Abril de 1974, visa ir ao encontro dos objectivos inscritos no currículo pedagógico.

- PUB -

E o saldo registado até ao momento é mais do que animador, conforme reconhece Carlos Jorge de Almeida, que preside à Junta de Freguesia de Pinhal Novo.

“Até ao presente, 14 turmas dos 3.º e 4.º anos das escolas básicas do 1.º ciclo da freguesia já passaram pela sede da autarquia, no âmbito das comemorações dos 49.º e 50.º aniversários da Revolução do 25 de Abril de 1974”, contabiliza o autarca.

Ao abrigo da programação do projecto é proporcionada “uma visita ao edifício-sede da freguesia, a interacção com trabalhadores e a realização de uma ‘Assembleia de Freguesia’ simulada, onde os alunos assumem os papéis de autarcas da ‘Assembleia’ e da ‘Junta de Freguesia’”, explica.

- PUB -

Os objectivos destas “Autarquias ao Vivo” podem dividir-se em dois eixos. Um, bastante abrangente, permite “conhecer e aplicar algumas regras de convivência social, desenvolver o respeito pelos interesses individuais e colectivos, e conhecer e aplicar formas de harmonização de conflitos, como diálogos, consensos, votação”, além do contacto e da recolha de “dados de serviços de instituições da comunidade, nomeadamente das autarquias”, pode ler-se nas metas descritas no projecto. Outro, aponta à promoção da “cidadania e da participação cidadã”, na tentativa de “melhorar a qualidade da democracia participativa e representativa, com enfoque nos alunos como elementos diferenciadores do projecto”.

Algumas das acções do projecto contam, no período destinado à intervenção do público, com a participação da União dos Antifascistas Portugueses, através de testemunhos sobre o valor da democracia e da liberdade.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -