26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaMunícipes elegem pavimentações, saneamento e reabilitação de edifício

Munícipes elegem pavimentações, saneamento e reabilitação de edifício

Sessão na Biblioteca de Palmela deu a conhecer as obras mais votadas para cada freguesia, no âmbito do “Eu Participo Munícipes”

Duas pavimentações, duas intervenções ao nível do saneamento básico e a reabilitação de um imóvel foram as cinco obras mais votadas para cada uma das freguesias do concelho de Palmela, no âmbito do “Eu Participo Munícipes” de 2022. As propostas vencedoras foram anunciadas no passado dia 12, em sessão realizada na Biblioteca Municipal de Palmela, tal como as percentagens de participação nas modalidades existentes: a votação em papel foi a mais concorrida, mas por pouco.

- PUB -

De acordo com a Câmara Municipal, para Marateca a obra mais votada, com 83% das escolhas dos fregueses, foi a pavimentação da Rua Tábua de Salvação. Para a Quinta do Anjo, com 56% das escolhas dos participantes, saiu vencedora a empreitada de saneamento da Rua Manuel João Lima Simões. Com 42% dos votos foi eleita para a freguesia de Pinhal Novo a reabilitação do 1.º piso do edifício “Santa Rosa”. E em Palmela a maioria dos fregueses votantes, 37%, optou pelo saneamento da Baixa da vila. Já para o Poceirão a escolha recaiu na pavimentação da Rua de Etiópia, com 35% das preferências.

Quanto ao processo de participação, Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara, deu a conhecer que 44% dos votos foram expressos em papel, 43% através de SMS e 13% pela plataforma de gestão ‘on-line’ “Eu Participo” criada este ano para o efeito.

Balanço às obras e propostas

- PUB -

Durante a sessão, Álvaro Amaro fez ainda um balanço ao andamento das obras e propostas que têm sido apresentadas e votadas pelos munícipes ao abrigo do referido projecto de participação pública.

Segundo a autarquia, foram destacadas “a repavimentação da Rua Caixinhas, em Cajados (Marateca), empreitada cujo projecto está em estudo prévio e em orçamento para 2023” e “a Rua Jaime Baião, em Venda do Alcaide (Palmela), obra que deverá ser executada no início do próximo ano”.

Foi também revelado que “a rede de água e pavimentação do prolongamento da Avenida Marechal Gomes da Costa, na Lagoinha (Palmela)” está “em projecto” e que “a rede de água está contemplada [também] em orçamento para 2023”. Igualmente inscritas em orçamento estão “a pavimentação da Rua da Ponte, em Pegarias (Palmela)”, que tem em curso “o estudo prévio para execução do projecto”, “a pavimentação do Aceiro do Anselmo, em Venda do Alcaide (Pinhal Novo), com projecto em execução”, “a pavimentação da Rua Ezequiel Marques, no Forninho (Poceirão)”, “a repavimentação de um troço da Estrada Municipal 533, em Lagoa do Calvo (Poceirão), com estudo prévio em elaboração para execução do projecto” e, ainda, “a pavimentação da Rua Manuel João de Lima Simões (Quinta do Anjo), com prioridade para a execução da rede de saneamento”.

- PUB -

Álvaro Amaro adiantou ainda que o “Eu Participo Munícipes” de 2023 arrancará em Abril próximo com a integração de uma campanha de divulgação do projecto (A)Gente do Bairro.

O município indica que “os resultados, com a votação completa de todas obras, estarão disponíveis para consulta na plataforma on-line https://epm.cm-palmela.pt”, onde podem também ser consultadas “notícias, informação de agenda e sobre as propostas vencedoras em edições anteriores e o respectivo ponto de situação relativo à execução”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -