26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalFuneral de Padre Francisco de Jesus Graça realiza-se hoje no cemitério da...

Funeral de Padre Francisco de Jesus Graça realiza-se hoje no cemitério da Paz

Pároco emérito de Santa Maria da Graça (Sé) e São Julião faleceu no domingo, aos 91 anos

 

- PUB -

O Padre Francisco de Jesus Graça, pároco emérito de Santa Maria da Graça (Sé) e São Julião, faleceu no passado domingo, aos 91 anos. O funeral realiza-se hoje, no cemitério da Paz, pelas 14 horas.

Ainda antes da cremação, será rezada a oração de Laudes, às 10h30, na Catedral da Diocese, seguindo-se, ao meio-dia, as Exéquias, com a Eucaristia concelebrada pelos sacerdotes.

No dia de ontem, as celebrações exequiais decorreram também na Catedral, onde teve lugar a oração do terço e a celebração da Eucaristia paroquial. Pelas 21h, os padres reuniram-se na Sé para concelebrar.

- PUB -

Nascido na Chamusca, no dia 28 de Fevereiro de 1931, Francisco de Jesus Graça foi ordenado presbítero na Sé de Lisboa pelo Cardeal Manuel Cerejeira, em Junho de 1954.

O primeiro lugar de trabalho pastoral foi no município do Barreiro, tendo sido ali, durante um ano, vigário paroquial, onde voltaria como pároco em 1966.

Durante esse tempo, foi vigário paroquial da Lapa, em Lisboa, Pároco do Bárrio, Cela e Vestiaria, em Alcobaça, e no Monte de Caparica, em Almada.

- PUB -

Entre os anos de 1966 a 1971, além do Barreiro é também pároco do Lavradio, Palhais e Coina.

É em 1971 que vem para Setúbal como pároco de Santa Maria da Graça e, a partir de 1975, torna-se também pároco de São Julião.

Criada a Diocese de Setúbal, além de pároco, foi também membro do Conselho presbiteral, Vigário forâneo da vigararia de Setúbal e Penitenciário diocesano.

Em 2005, passou à condição de pároco emérito, continuando a colaborar com o pároco de Santa Maria e São Julião.

“Após um largo período de afastamento das actividades pastorais devido a doença prolongada, o nosso querido Padre Graça partiu para os braços do Pai na passada noite de 18 de Dezembro, levando consigo, juntamente com o peso do sofrimento de uma saúde muito debilitada, a alegria de ter sido um incansável e esclarecido servidor do Reino de Deus. E deixa connosco o testemunho inspirador de um sacerdote que ama fervorosamente a Cristo e à Igreja”, pode ler-se em comunicado publicado pela Diocese de Setúbal.

“À sua família e a quem o acompanhou na fase final da sua caminhada, a gratidão, a comunhão e a oração de toda a Igreja diocesana de Setúbal”, refere, no mesmo comunicado, o administrador diocesano, Padre José J. A. Lobato

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -