Mais de duas dezenas de instituições homenageadas. Conselho de Administração destacou papel da Câmara Municipal nos últimos anos
A União Mutualista Nossa Senhora da Conceição (UMNSC) do Montijo completou na passada segunda-feira 152 anos ao serviço da comunidade. A data foi assinalada de antevéspera, no Parque de Exposições Acácio Dores, com a realização da segunda edição da “Actividade Intergeracional”, que ficou marcada por homenagens aos trabalhadores com 25 anos de casa, sócios com 50 anos de filiação e ainda entidades que têm sido parceiras da Mutualista.
Funcionários, associados e instituições foram distinguidos com a atribuição do “Diploma da União Mutualista”. No que toca às entidades parceiras, foram homenageadas 23, entre as quais a Câmara Municipal do Montijo. “Quis o Conselho de Administração enaltecer o papel do município e confirmar as excelentes relações com a UMNSC, que têm marcado os anos mais recentes desta parceria”, afirma a Mutualista, em nota de Imprensa.
Também brindadas com a distinção foram as seguintes entidades: Associação Caminho do Bem Fazer; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo; Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo; Banda Democrática 2 de Janeiro; Grupo da Legião de Maria, da Igreja Católica, em representação do Centro Paroquial do Montijo; Centro Social de S. Pedro do Afonsoeiro; e CERCIMA.
A estas somaram-se ainda: Clube Desportivo Cultural e Recreativo “Os Unidos”; Comissão Baixa do Montijo; Conservatório Regional de Artes do Montijo; Escola de Artes Sinfonias & Eventos; Florisul; Motoclube do Montijo; Quadrada; RUMO; Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense; Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro; Universidade Sénior do Montijo; Centro de Emprego do Montijo; Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro; Assembleia Municipal do Montijo; e Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social.
O acto mais solene da “Actividade Intergeracional” contou com os habituais discursos da praxe. Pedro Santos, presidente do Conselho de Administração da UMNSC, fez um balanço à actual situação da instituição e salientou a forte aposta da Mutualista “na formação profissional das suas equipas, na introdução de processos de melhoria contínua e na certificação de qualidade dos serviços prestados”, ao mesmo tempo que deixou uma mensagem de confiança no futuro da instituição.
Já Patrícia Soares, membro do Conselho de Administração da UMNSC, salientou que a colaboração com as entidades parceiras “tem sido um factor decisivo para o sucesso [da UMNSC]” na prossecução de “uma intervenção mais eficiente e eficaz junto da comunidade”.
Coube a Clara Silva encerrar os discursos da sessão solene. E a presidente da autarquia realçou os projectos que têm sido dinamizados em conjunto pelas duas instituições.
A “Actividade Intergeracional” contou ainda com várias acções dirigidas aos mais novos, como pinturas faciais, modelagem de balões, insufláveis, jogos de mesa dinamizados pelo Ateneu Popular do Montijo, além de apresentações de música, teatro e dança, com as participações de United Dance Crew, Dance2you, Grupo de Teatro Sem Limites, Areias Strong Club, Orquestra de Cordas e Grupo de Cavaquinhos da Sinfonias & Eventos, We Can Dance e JM Karaoke. E a CERCIMA promoveu um workshop de dança inclusiva.
A UMNSC serve diariamente mais de mil utentes e tem no terreno 15 valências, que a curto prazo vão crescer para 17.