27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoPSD diz que protocolo com a Mascarenhas-Martins é 'escandaloso'

PSD diz que protocolo com a Mascarenhas-Martins é ‘escandaloso’

Social-democratas contestam protocolo que se estende para lá do actual mandato autárquico

 

- PUB -

A Comissão Política da Secção do Montijo do PSD considera “escandaloso” o protocolo a celebrar entre o município montijense e a Companhia Mascarenhas-Martins, para financiamento do programa de desenvolvimento cultural da Casa da Música Jorge Peixinho no triénio 2024-2026.

A proposta estava inscrita na ordem de trabalhos da reunião pública do executivo desta quinta-feira e os social-democratas, em comunicado, não poupam críticas quer ao valor do apoio quer ao período temporal que o mesmo abrange.

“Esta semana fomos confrontados com uma escandalosa proposta de atribuição a esta companhia, na quantia global de 440 mil euros, dos quais 120 mil a pagar em 2024, 150 [mil] a pagar em 2025 e 170 [mil] a pagar em 2026. É escandaloso que o PS queira vincular despesa para além do seu mandato, condicionando, desde já, o futuro executivo que for eleito nas próximas eleições autárquicas”, contesta a estrutura local laranja, presidida pelo vereador João Afonso.

- PUB -

“Com a atribuição desta quantia, esta companhia custará aos montijenses pagantes mais de 700 mil euros em apoios financeiros e não financeiros”, adianta o PSD, ao mesmo tempo que reforça: “Para fazer face aos desejos da companhia, a Câmara adquiriu equipamento para a Casa da Música em valor aproximado de 300 mil euros a que acresce o aluguer de equipamento no montante aproximado de 35 mil euros. E ainda 60 mil euros para pagar a uma empresa de segurança.”

Ainda de acordo com a mesma nota, os social-democratas – que contabilizam “tudo num total de 1 milhão e 95 mil euros” – fazem um paralelismo com o investimento realizado na programação do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida (CTJA). “O orçamento disponível para a programação cultural do CTJA, a nossa principal sala, é de aproximadamente 40 mil euros anuais.” O PSD afirma ainda que a Mascarenhas-Martins “apesar de ser um sorvedouro de dinheiros públicos não é capaz de criar novos públicos”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -