28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMontijoMinistro das Infra-estruturas quer convencer municípios de Moita e Seixal mas volta...

Ministro das Infra-estruturas quer convencer municípios de Moita e Seixal mas volta a ameaçar com alteração da lei

O governante diz que nenhuma obra de importância nacional pode ficar refém da decisão de um município. Se as autarquias comunistas não inverterem a posição, “só há um caminho”, admitiu

 

- PUB -

O ministro das Infra-estruturas admitiu ontem haver “a expectativa de vir a convencer os municípios da Moita e do Seixal” a dar parecer positivo à construção do aeroporto no Montijo, mas voltou a defender a alteração da lei.

Pedro Nuno Santos, que falava numa audição conjunta com o ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, na Assembleia da República, voltou a defender que “nenhuma infra-estrutura de importância nacional”, como por exemplo um aeroporto”, pode “ficar dependente de apenas um município”.

“No entanto, nós gostávamos de convencer os municípios da Moita e Seixal que aquele investimento é importante para o País e Lisboa, mas também para a península de Setúbal. […] Temos ainda a expectativa de vir a convencer os municípios da Moita e do Seixal”, acrescentou.

- PUB -

Em causa está a certificação do novo aeroporto no Montijo, pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), que, segundo a lei vigente, carece de parecer positivo de todos os municípios afectados.

As câmaras municipais da Moita e do Seixal já se manifestaram contra a construção daquela infra-estrutura no Montijo.

Para “convencer” os municípios, o Governo já se reuniu com as autarquias da Moita e do Seixal, tendo feito um “conjunto de propostas” para dar resposta às suas preocupações, adiantou Pedro Nuno Santos.

- PUB -

“Não conseguindo, resta-nos um último caminho, que para nós [Governo] faz sentido, que é a alteração da lei”, defendeu o ministro das Infra-estruturas, acrescentado que é necessário “avançar o mais depressa possível” com aquele investimento.

A ANA e o Estado assinaram em 8 de Janeiro do ano passado o acordo para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, que prevê um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028 e inclui a extensão da actual estrutura, Aeroporto Humberto Delgado (em Lisboa), e a transformação da base aérea do Montijo, prevendo-se aumentar a capacidade aeroportuária da capital para até 50 milhões de passageiros.

Ambientalistas recorrem à justiça

A associação ambientalista Zero moveu uma acção judicial contra o Estado para impugnar a Declaração de Impacto Ambiental que viabiliza o aeroporto do Montijo, nos arredores de Lisboa, segundo documentos a que a Lusa teve acesso no dia 17 de Julho.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) foi notificada da acção judicial interposta pela associação Zero, para impugnar a Declaração de Impacte Ambiental que viabiliza o aeroporto do Montijo, estando a preparar a resposta, disse a entidade à Lusa, na segunda-feira.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -