2 Maio 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoGrupo alemão interessado em criar parque empresarial no Seixalinho

Grupo alemão interessado em criar parque empresarial no Seixalinho

O presidente da Câmara confirma contactos das marcas alemãs Siemens e Bosch e adianta que a Google e a Amazon são também outras hipóteses que começam a aparecer com a vinda do aeroporto para a BA6

 

- PUB -

Um grupo de investimento que está associado a praticamente todos os aeroportos da Alemanha está interessado na criação de um parque empresarial, ligado às áreas de tecnologia e serviços, que a Câmara Municipal do Montijo tem a expectativa de poder ver concretizado na zona do Seixalinho, numa perspectiva de apoio directo ao novo aeroporto a construir na Base Aérea n.º 6 (BA6). A revelação foi feita por Nuno Canta a O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO, com o presidente da autarquia a admitir que o município já foi sondado nesse sentido e que até já existiram contactos exploratórios de algumas conceituadas marcas germânicas sobre a possibilidade de se instalarem na cidade.

“Estamos a falar de investimento ao nível empresarial, que tem muito a ver com as novas tecnologias, como por exemplo a Siemens e a Bosch”, afirmou o autarca socialista, adiantando que também “a Google e outro tipo de hipóteses começam a aparecer, embora um pouco difusas”.

“Ainda não são situações concretas, mas percebemos que aparecem de algum modo com interesses no Montijo. Com o aeroporto vamos tornar-nos uma centralidade do ponto de vista de atractividade para este tipo de empresas, não haja a menor dúvida. Vamos passar a ser um ‘hub’, um ponto de encontro, para muitas empresas”, garantiu, admitindo que a instalação deste tipo de empresas não se enquadraria no parque industrial do Pau Queimado, mais vocacionado para a área da logística.

- PUB -

“A nossa ideia é que a parte do Seixalinho terá de ser transformada nessa área de serviços. Toda aquela área a seguir à empresa Carmonti, numa zona que precisa de ser reconvertida e está espelhada numa proposta de revisão do PDM. Este será um parque muito ligado à tecnologia e muito de serviço de apoio ao próprio aeroporto, porque vai ser necessário”, frisou.

“Estamos a falar de um grupo alemão que tem muito interesse nisso e que está a tratar de poder concretizar esse investimento. Tem falado connosco, mas não há ainda nada de concreto, apenas questões difusas. É o principal grupo de investimento nos aeroportos da Alemanha”, desvendou Nuno Canta, reforçando: “Todos os aeroportos da Alemanha têm este grupo associado, com este tipo de indústrias e serviços. Também se coloca agora a questão da Amazon, que quer vir para a região de Lisboa.”

Reconverter Seixalinho e acessibilidade ao Barreiro

- PUB -

A expectativa no investimento é alta e o autarca defende a localização, salientando ao mesmo tempo a necessidade de planeamento para toda uma zona na qual se encontra instalado o terminal fluvial da Transtejo.

“A cidade do Montijo tem de planear todo o Seixalinho, no ponto de vista de espaço de apoio directo ao aeroporto em termos de funções e acho que mesmo assim isso não chegará”, antecipa, considerando que a futura infra-estrutura aeroportuária na BA6 “terá condições até de ser alargada”. Até porque terá condições para isso, já que ficará implantado “numa área que é quase três vezes a área do aeroporto de Lisboa”.

Nuno Canta lembra ainda a importância de poder ser garantida uma outra acessibilidade ao concelho vizinho do Barreiro. “Vamos precisar de uma nova ligação ao Barreiro, que tenho defendido muito que venha a ser feita em túnel e que outras pessoas defendem que deve ser feita em ponte. É extremamente importante porque existe daquele lado o parque industrial da Baía do Tejo, que é do Estado e que tem de ser potenciado. Isto é que faz a tal coesão territorial”, observou.

Recorde-se que o Governo tem plasmado no Plano Nacional de Investimentos 2030 a previsão de um investimento de 200 milhões de euros, com recurso a iniciativa privada, para construção de novas ligações rodoviárias no Arco Ribeirinho Sul, contemplando desde logo duas pontes: Barreiro-Seixal e Barreiro-Montijo, com prazo de execução previsto arrancar em 2021 e conclusão estimada para 2026.

Novo hotel na zona do Parque Municipal e Retail Park com Conforama garantida

B&B Hotel em Dusseldorf, Alemanha

Já anunciada está a construção de um novo hotel, de três estrelas, que irá nascer num edifício localizado no cruzamento entre a Avenida João XXIII e a Avenida D. Afonso Henriques, frente ao Parque Municipal Carlos Hidalgo Gomes de Loureiro, zona onde já existe uma outra unidade hoteleira. Trata-se de um equipamento da cadeia hoteleira francesa B&B Hotels que deverá estar de pé até final de 2020 e, segundo Nuno Canta, o investimento – que rondará 1 milhão de euros – pode “já ser considerado como primeiro efeito da vinda do novo aeroporto para o Montijo”. A B&B Hotels tem hotéis em Alemanha, Itália, Marrocos, Polónia e Portugal, apresentando mais de 500 unidades espalhadas por toda a Europa.

Paralelamente, o Retail Park, localizado junto ao Forum Montijo e que nunca chegou a abrir portas, vai passar a ser ocupado pela Conforama, loja de móveis, decoração e electrodomésticos, e possivelmente também pela Leroy Merlin. “A instalação da Conforama está garantida e a Leroy Merlin também me parece que ficará”, confirmou o autarca.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -