27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoCanha prestes a perder único Banco que existe na freguesia

Canha prestes a perder único Banco que existe na freguesia

Caixa Geral de Depósitos prepara-se para encerrar delegação. Presidente da Câmara continua a aguardar por reunião solicitada à administração. Vereador da CDU diz saber que a dependência está na lista das que vão fechar

A delegação da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em Canha, concelho do Montijo, vai fechar portas. Apesar de o presidente da Câmara Municipal, Nuno Canta, ter afirmado que não dispõe de qualquer comunicação nesse sentido, na reunião do executivo camarário realizada esta quarta-feira, 15, o vereador da CDU, Carlos Jorge de Almeida, avançou que já obteve essa indicação de altos quadros da unidade bancária.

- PUB -

O tema, de resto, levou a bancada do PSD, pela voz do vereador Pedro Vieira, a apresentar uma moção em defesa da manutenção daquele serviço na freguesia, que acabou por ser aprovada por unanimidade, mas com o PS e a CDU a demarcarem-se, através de declaração de voto, de um excerto do texto, que foi acrescentado pelo social-democrata. “Não aderimos à parte prepositiva [aos considerandos]”, disse Carlos Jorge de Almeida, com a vereadora do PS, Maria Clara Silva a anuir: “Faço minhas as palavras do vereador [da CDU].”

Antes, já Nuno Canta havia revelado que a Câmara, logo que a situação foi levantada numa sessão da Assembleia Municipal por um deputado da CDU, solicitou uma reunião de urgência à administração da CGD. “Até hoje, não houve resposta para agendamento dessa reunião. Não temos muito a fazer, senão sensibilizar a administração para que a agência bancária mais próxima está bastante afastada. É preciso ter uma agência em Canha, numa localidade histórica, que tem uma população muito envelhecida”, disse o presidente da autarquia, resumindo os argumentos que pretende apresentar à CGD.

Desconsiderações, gritaria e murros na mesa

- PUB -

O pior viria depois. Desconsiderações, gritaria e murros na mesa, quando se discutia uma proposta, que viria ainda assim a ser aprovada por unanimidade, para apoio financeiro à Igreja de Canha. Nuno Canta sentiu-se ofendido com o comentário de Carlos Jorge de Almeida, já que o comunista classificou como “indigna” a proposta apresentada pelo socialista. A discussão abriu-se e o presidente da autarquia respondeu ao vereador da CDU: “… o senhor é que não é de cá, vá mas é para a sua terra.”

A indignação passou da bancada do PS para o lado da oposição. Houve murros na mesa, gritaria, acusações de défice democrático em direcção de Nuno Canta, que, por sua vez, lembrou: “Os senhores estão sistematicamente a faltar ao respeito ao presidente da Câmara, considerando que é indigno de ocupar o cargo, e depois ficam muito indignados quando o presidente da Câmara responde…”, defendeu. Pedro Vieira também interveio para criticar a resposta do socialista ao comunista e atirou: “O senhor [presidente] devia era sair por aquela porta.”

A discussão prolongou-se por mais alguns instantes, mas os ânimos acabaram por serenar. Antes, a oposição já chumbara a aprovação da acta da reunião anterior, por considerar que as alterações a estes documentos deveriam vir espelhadas não na acta da reunião seguinte mas sim na acta a que se reporta.

- PUB -

Câmara atribui apoios no valor de 21 750 euros

Durante a reunião foi aprovado, por unanimidade, um conjunto de apoios financeiros a instituições do concelho, no valor total de 21 mil e 750 euros. À Fábrica da Igreja da Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira de Canha foi atribuído um apoio de 10 mil euros para comparticipação na reparação do telhado da Casa Paroquial e do friso frontal da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira.

Foi aprovada ainda uma adenda ao contrato-programa desportivo entre a câmara e a Banda Democrática 2 de Janeiro que consubstancia um apoio de 4 250 euros para obras de beneficiação no Pavilhão Desportivo da colectividade. Foi, também, aprovada uma adenda ao protocolo de colaboração com a Companhia Mascarenhas-Martins, para um apoio financeiro de 7 500 euros a esta instituição cultural para a execução de um projecto artístico, assim como um apoio não financeiro, estimado em 3 000 euros, para questões relacionadas com deslocações e divulgação do espectáculo.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -