27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoNovo aeroporto decidido em breve com Montijo na ‘pole-position’

Novo aeroporto decidido em breve com Montijo na ‘pole-position’

O ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, afirmou hoje, 13, que nas próximas semanas vão surgir novidades sobre o novo aeroporto complementar à Portela, referindo que a base aérea no Montijo foi estudada de forma particular.

- PUB -

“Ao longo do último ano tenho dito que estivemos a analisar as várias condições e pistas complementares que existem na região de Lisboa, mas, particularmente, esteve a ser a analisada a possibilidade da utilização da pista complementar aqui no Montijo”, disse o ministro, que esteve no Montijo para o lançamento de uma obra na Estrada Nacional 4.

Pedro Marques garantiu que os trabalhos técnicos estão avançados e que em breve vai ser anunciada a decisão do governo.

“A minha expectativa, uma vez que temos os trabalhos técnicos muito avançados, é que nas próximas semanas possamos dizer ao País de forma clara quais irão ser os próximos passos e opções. Temos o trabalho adiantado, temos as condições que não tínhamos há um ano atrás para tomar decisões”, defendeu.

- PUB -

O ministro salientou que a Base Aérea Nº6, no Montijo, foi estudada de forma particular para acolher um aeroporto complementar à Portela, que deverá receber os voos ‘low-cost’.

“Fomos estudando de forma mais intensa a situação desta pista da Base Aérea Nº6 do Montijo e da sua utilização como pista complementar ao aeroporto de Lisboa e nas próximas semanas teremos novidades”, salientou.

Montijo disponível para receber  aeroporto complementar

- PUB -

O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta (PS), afirmou que o concelho está disponível para receber a infra-estrutura.

“A decisão tem que ser consistente e capaz de alavancar o País. Estamos dispostos a assumir estes encargos com a nova infraestrutura aeroportuária, quer seja com a antiga solução no Campo de Tiro de Alcochete ou na Base Aérea Nº 6. O Montijo está disponível para receber esta infra-estrutura”, afirmou.

Nuno Canta referiu que um aeroporto complementar no Montijo vai servir para equilibrar o desenvolvimento económico entre as duas margens do Tejo, bem como para o aumento da capacidade de resposta do aeroporto de Lisboa.

“Sabemos que vai trazer alguns problemas, como a nível ambiental ou de trânsito, mas o Montijo está disponível para esse desafio”, concluiu.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -