22 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Novo centro de desenvolvimento na Baixa da Banheira reforça partilha social na comunidade

Novo centro de desenvolvimento na Baixa da Banheira reforça partilha social na comunidade

Novo centro de desenvolvimento na Baixa da Banheira reforça partilha social na comunidade

O “EntreNós”, promovido pela União de Freguesia e Câmara Municipal, foi desenvolvido no âmbito do programa das Comunidades em Acção 

A comunidade da Baixa da Banheira, no concelho da Moita, passou a ter mais uma resposta social através do novo Centro de Desenvolvimento Social e Comunitário. O equipamento “EntreNós” foi inaugurado a 7 de Junho, e desenvolvido no âmbito do programa das Comunidades em Acção, promovido pela União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, em parceria com a Câmara Municipal da Moita.

- PUB -

Este é um espaço que “acrescenta valor na nossa comunidade e que resulta num estilo que eu acredito que é um espírito de partilha”, e ainda de “como as autarquias podem trabalhar em conjunto”, disse o presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino, durante a inauguração.

Dando ênfase ao trabalho em conjunto, para que “todos possam realizar os seus sonhos”, o autarca lembrou que quando surgiu a oportunidade Comunidades em Acção, surgiram também várias propostas e, muito pelo trabalho do vereador António Pereira, responsável pela Divisão de Intervenção Social, Saúde e Habitação, estas foram trabalhadas e constituíram-se num “projecto como um todo”.

Referindo-se ao centro agora inaugurado apontou que “este tem um papel muito especial porque foi desenvolvido por uma freguesia”, disse ainda Carlos Albino que garantiu: “Pela parte da Câmara Municipal continuaremos com as nossas responsabilidades a trabalhar de igual forma com todos e a ouvir todos”.

- PUB -

O “EntreNós”, que avançou no âmbito das Operações Integradas Metropolitanas e foi financiado por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência, vem ajudar a combater as desigualdades e vulnerabilidades presentes na comunidade da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, “permitindo interromper, assim, os ciclos de exclusão e pobreza locais”.

“A coesão social é crucial e essencial numa comunidade. As dificuldades económicas, as crises sociais e a crescente sensação de isolamento que muitos sentiram ou sentem, tornam imperativo que trabalhemos em prol de um objectivo comum”, apontou a presidente da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, Bárbara Dias, que vê neste Centro de Desenvolvimento Social e Comunitário “uma resposta a estas necessidades, oferecendo um espaço inclusivo, diversificado e empreendedor para todos”.

E aludindo ao nome “EntreNós”, referiu que este simboliza perfeitamente a missão e visão de um espaço onde as pessoas podem encontrar, apoiar e desenvolver trabalho em conjunto reforçando os laços que nos unem enquanto comunidade”.

- PUB -

As respostas que este equipamento vem proporcionar à comunidade local foram também realçada pelo vereador António Pereira; “respostas mais imediatas”, vincou sobre aquilo que disse ser um “porto de abrigo e uma solução para o problema que possa apresentar-se”; e com este tipo de projectos, “obviamente que as nossas comunidades vão ficar mais fortes”.

O Centro de Desenvolvimento Social e Comunitário “EntreNós” conta com uma equipa multidisciplinar constituída por uma psicóloga e uma animadora sociocultural e apresenta-se como uma estrutura agregadora, holística, comunitária, transversal e inovadora, cuja sua actuação será caracterizada por projectos de cariz social, educacional e comunitário.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -