27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaPS e BE aprovam orçamento na Assembleia Municipal

PS e BE aprovam orçamento na Assembleia Municipal

Na oposição só a CDU votou contra. Habitação, educação e redes viárias e de abastecimento de água e saneamento são prioridades

 

- PUB -

O Orçamento Municipal da Moita para 2024, que ascende a cerca de 76 milhões de euros, foi aprovado na passada segunda-feira pela Assembleia Municipal, com os votos favoráveis de PS (15) e BE (2). Registou-se ainda três abstenções – uma do PSD, outra do CDS e outra ainda do independente Bruno Mendes – e 10 votos contra da CDU.

O principal enfoque está na “aplicação de verbas do Plano de Recuperação e Resiliência em diversas áreas”, explicou Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal, ao mesmo tempo que deu como exemplos os investimentos a concretizar no âmbito da Estratégia Local de Habitação e das Operações Integradas Locais, estas últimas “com impacto em duas das maiores freguesias do concelho, mas cujo trabalho imaterial abrangerá todo o concelho”.

O autarca destacou as intervenções a levar a efeito “nas infra-estruturas do concelho, na rede viária e nas redes de abastecimento de água e saneamento”, para, mais à frente, lembrar também a construção do novo quartel da GNR da Moita, que vai avançar depois de ter sido conseguido o financiamento junto da tutela.

- PUB -

A educação, adiantou de permeio o socialista, será outra das áreas prioritárias para investimento no próximo ano. Até porque, justificou, o orçamento foi elaborado “a pensar nas famílias”. Vão ser alargadas e reforçadas as Actividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-Escolar (AAAF) e a Componente de Apoio à Família no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CAF), a juntar à oferta de cadernos de actividades para todos os alunos do 1.º ciclo.

Carlos Albino focou ainda dois outros projectos inscritos no orçamento: a pista de skate no Parque José Afonso, na Baixa da Banheira, e a criação de um picadeiro municipal “para dar resposta aos equídeos” no âmbito da tradição da Moita com a arte equestre mas também “para fazer cumprir a regulação de animais na via pública”.

Para a CDU, que votou contra, o orçamento “tem lacunas”, desde logo no que toca às respostas a dar ao nível de “manutenção das escolas e das reivindicações de professores e alunos”. E a localização apontada para a instalação do picadeiro, junto ao Cemitério do Pinhal do Forno, mereceu também contestação por parte desta bancada.

- PUB -

O valor do orçamento para 2024 é o maior de sempre do município da Moita, cresce 23,7 milhões de euros em relação ao deste ano.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -