27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaFórum da Baixa da Banheira acolheu debate sobre periferias e participação

Fórum da Baixa da Banheira acolheu debate sobre periferias e participação

Iniciado diálogo com comunidade artística e cultural de Lisboa e do concelho da Moita

 

- PUB -

O Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na vila da Baixa da Banheira, foi palco no final da última semana da conferência internacional “Having a Voice” [Ter uma voz] – Periferias e Participação no Centro das Políticas Culturais, iniciativa que foi iniciada na cidade de Lisboa e que juntou naquele equipamento um conjunto de investigadores de dois projectos europeus distintos: “Stronger Peripheries: A Southern Coalition” e “BeSpectACTive”.

A autarquia moitense lembra que no decorrer da iniciativa, foi iniciado “um diálogo com a comunidade artística e cultural de Lisboa e da Moita”, num debate em torno das questões mais relevantes “em matéria de participação no campo cultural”, com especial enfoque no contexto das periferias.

O evento contou com a presença do presidente do município, Carlos Albino, e da vice-presidente Sara Silva. Na altura, os autarcas sublinharam a importância da discussão da temática das especificidades das periferias e da sua influência nas políticas locais associadas à cultura. O primeiro projecto de cooperação, a decorrer desde 2020 até 2024, é cofinaniado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia e demonstra que quando “projectos internacionais se juntam, as oportunidades para conversas significativas são infinitas”, dado estarem focados em práticas participativas, novos desafios artísticos e capacitação das artes”.

- PUB -

Periferias consideradas territórios mais fortes

A iniciativa abriu um espaço de diálogo entre os participantes, numa colaboração e aprendizado conjunto, para “questionar e discutir as noções do ‘sul’ e ‘periferias’, numa perspectiva sociopolítica e sociocultural por meio de “diversas colaborações, estratégias artísticas e acções de capacitação”.

“Queremos proporcionar oportunidades para repensar as nossas identidades através da cultura e da confluência empoderadora da diferença cultural, ao mesmo tempo que promovemos a reflexão sobre os modelos de política cultural vigentes [no sul da Europa]”, afirma a organização da iniciativa. A Southern Coalition, acrescente-se, é uma rede informal que reúne presentemente um total de onze organizações de gestão de artes e três instituições de pesquisa oriundas de um total de dez países europeus.

- PUB -

Trata-se de uma rede “que conecta práticas culturais ancoradas localmente, visando superar o isolamento e potenciar as habilidades de artistas, profissionais da cultura e público”. Após a realização da conferência naquele ponto do território, os participantes realizaram ainda uma visita guiada ao Centro de Experimentação Artística (CEA), na localidade do Vale da Amoreira.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -