26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaAlunos da ETPM participam em formação na Bulgária para repensar nova realidade...

Alunos da ETPM participam em formação na Bulgária para repensar nova realidade pós-pandemia

Processo de descoberta e aventura decorreu no âmbito do programa Erasmus +

 

- PUB -

Os alunos da Escola Técnica Profissional da Moita (ETPM) participaram no último mês de Julho, no âmbito do programa Erasmus+, num conjunto de oportunidades no âmbito da mobilidade individual e cooperação entre organizações, numa formação realizada na Bulgária – Training Course: Create Digital Equality for Great Habitat –, que teve por meta envolver os estudantes num processo de descoberta e aventura. A participação teve como objectivo final “repensar uma nova realidade numa altura pós-pandemia” e superar o seu “impacto negativo” de modo a iniciarem uma reflexão sobre o tema.

A formação, apelidada de um processo de descoberta e aventura, pretendeu ajudar a superar o impacto negativo da doença e reflectir sobre a temática, através da colaboração de Organizações Não Governamentais (ONG’s) para a promoção e cooperação intercultural através de trabalho em rede na “procura de soluções”, com vista à motivação e apoio dos jovens participantes. “Trata-se de implementar um modelo inovador que inclua a prática social, mas também a vertente digital, baseado no desenvolvimento pessoal e comunicacional”, explica a ETPM.

A instituição de ensino profissional considerou a experiência “bastante enriquecedora”, por poder dar “vontade de aprender, de partilhar e de conhecer”, ajudando os participantes a conhecerem como podem trabalhar em conjunto, através da partilha de conhecimentos e competências e ainda pela formação em ‘storytelling’. No final desta experiência, os jo- vens participaram ainda numa “Ted Talk” e foram desafiados a colocar à prova as técnicas e competências adquiridas em apenas três minutos.

- PUB -

Estatuto: COTEC distingue instituição entre 649 estabelecimentos do País como empresa inovadora

Recentemente, a ETPM, através do Centro de Formação Profissional da Moita – Orsifor, foi também distinguida pela COTEC como uma empresa inovadora, entre 649 estabelecimentos em Portugal e recebeu o estatuto INOVADORA COTEC 2022, que tem uma relação directa com o investimento realizado em investigação e inovação, através do PROHub – Centro de Investigação & Inovação para o Ensino Profissional.

Os princípios fundadores do ProHub passam por “contribuir para a criação de um novo desenho do ensino profissional, por inovar com vista ao cumprimento dos pressupostos do Referencial de Inovação Pedagógico – Constelação 2030”, e de promoção de uma comunidade aprendente global. Outro dos objectivos deste centro de investigação é promover parcerias com os mais relevantes ‘stakeholders’ do sector, onde se inclui o ensino superior e o tecido empresarial e “aprofundar a inovação através de processos de investigação”.

- PUB -

A ETPM “orgulha-se de uma distinção que agrega o contributo da sua equipa e
a vontade para continuar a fazer mais e melhor, juntando jovens, famílias, profissionais e parceiros”, destaca.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -