23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Junta do Castelo arranca com FreeGuesia para dar a conhecer a localidade sem a distracção do telemóvel

Junta do Castelo arranca com FreeGuesia para dar a conhecer a localidade sem a distracção do telemóvel

Junta do Castelo arranca com FreeGuesia para dar a conhecer a localidade sem a distracção do telemóvel

A ideia nasceu dentro da junta de freguesia e estreia este sábado com um programa dirigido para os mais jovens 

Criado pela Junta de Freguesia do Castelo, concelho de Sesimbra, o projecto FreeGuesia vai ser apresenta ao público amanhã, sábado, 13 Abril, a partir das 15h00, na Casa da Água no Cabo Espichel, e proporciona um conjunto de actividades direccionadas para o público mais novo, crianças e jovens.

- PUB -

Trata-se de uma ideia inovadora que leva os participantes a conhecerem vários locais e eventos, sempre livres de telemóveis. “As pessoas deixam os telemóveis com um técnico da junta de freguesia, que se responsabiliza pelos mesmos, e aproveitam para, sem serem interrompidos nem distraídos, visitarem e conhecerem os bonitos locais da freguesia”, explica a presidente da Junta de Freguesia do Castelo, Maria Manuel Gomes.

“A freguesia do Castelo é, não só pelas suas características naturais, culturais e sociais, uma freguesia de liberdade, onde todos se sentem felizes e apraz viver. Para que esta liberdade e felicidade sejam plenas, importa libertar os que dela usufruem de tudo o que os possa impedir de a apreciar e fruir. O telemóvel é uma dessas distracções”, refere a junta no seu site.

Explica a presidente da junta que o conceito do projecto FreeGuesia pretende dar “maior visibilidade à freguesia do Castelo a nível do País” como uma localidade que permite à população e visitantes disfrutarem de várias iniciativas, “pelo menos, uma vez por mês e, obrigatoriamente, sem se fazerem acompanhar do telemóvel”, reforça a autarca.

- PUB -

Neste momento, o projecto FreeGuesia já tem um logótipo que espera aprovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial e, seguidamente a junta de freguesia irá contactar a Associação Nacional de Freguesias “para que este projecto possa ser estendido a outras freguesias”, adianta Maria Manuel Gomes, que acrescenta ser este um conceito próximo do programa Slow Cities mas, em vez de ser direccionado para as cidades, visa dar a conhecer as pequenas localidades com tranquilidade.

Já este sábado, o projecto FreeGuesia, começa com a “Recepção com Alegria”, às 15h00, logo a seguir acontece a “Dinâmica de apresentação – Nomes Musicados” e, às 15h20, é hora do Conto em Movimento para ouvir “A Lagartinha que tinha um Sonho”, de Cláudia Pinto Praça.

Às quatro da tarde o desafio é participar no “Peddy Paper Físico-Emocional” que começa com Corrida dos Abraços e segue com as propostas Qualidades e Defeitos Saltitantes, Paraquedas dos Elogios e Borboletas das Emoções. Às 17h00 é a Despedida de Afectos.

- PUB -

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -