Retorno da festa traz doces típicos da região, artesanato e muitos espectáculos que vão até ao centro da aldeia
A Feira de Melides está de regresso sexta-feira, 18 de Novembro, e vai estender-se até 20 deste mesmo mês com entrada gratuita. Trata-se do maior evento anual promovido pela Junta de Freguesia de Melides, contando com o apoio do Município de Grândola. Nesta edição, o evento está preparado com todas as condições para receber os muitos visitantes, que se deslocam ao certame, “não só pelo reencontro com amigos e os espectáculos, mas também por uma das especialidades mais procuradas na feira, as tradicionais Alcomonias”, garante a organização. Estas Alcomonias são um doce típico da região em forma de losango, de origem árabe, e confecção caseira com farinha torrada, açúcar e pinhões.
Este evento promete várias atracções, além das tradicionais Alcomonias e Rebuçados de Pinhão, que são confeccionados por doceiras locais. Existe também o artesanato do Alentejo e Algarve, como “cestaria em vime e cadeiras de madeira, peças de barro, frutos secos, a gastronomia regional e o vinho produzido da região”.
Animação musical para fazer companhia aos doces da região
A organização garante apostar no reforço do programa de animação com “diversos espectáculos diários” que este ano se estendem ao centro da aldeia de Melides.
A feira abre portas na sexta-feira às 18h00, com variedades com David Rosa. No dia seguinte, sábado, 19, existe uma “aposta forte” no que toca a animação com os Bardoada Grupo do Safarro a começarem a actuação de rua desde o centro da aldeia até ao recinto da feira. Segue-se um encontro de Cante Alentejano com o Grupo Coral Vila Morena, Grupo Coral Alma Alentejana, Grupo Coral do Torrão e o Grupo Coral “Os Boinas”.
Os espectáculos da noite começam às 20h00 com RS & Lau e o artista principal do programa será o cantor Jorge Guerreiro. Já no domingo, o grupo popular de música portuguesa “Falta Um” actua às 15h00, seguindo-se os “Épicos”, uma banda de cover’s pop rock e animação musical de Josef Jordão.