19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Cine Granadeiro e Cineteatro Grandolense recebem dezenas de iniciativas

Cine Granadeiro e Cineteatro Grandolense recebem dezenas de iniciativas

Cine Granadeiro e Cineteatro Grandolense recebem dezenas de iniciativas

Uma tem capacidade para 300 pessoas, já outra, para 72. As salas diferenciam-se por receberem diferentes tipos de eventos

 

Apresentam-se como as duas principais salas de espectáculos do concelho de Grândola. O Cine Granadeiro – Auditório Municipal e o Cineteatro Grandolense recebem eventos desde o teatro, a música, as artes circenses, até às iniciativas culturais organizadas pela autarquia.

- PUB -

O primeiro, com as habituais sessões de cinema que marcam o fi m-de-semana de muitas famílias grandolenses, o outro – perto de completar 100 anos de construção – já remodelado e um verdadeiro emblema da cidade, que serviu também de inspiração para as músicas de Zeca Afonso.

Recebem, anualmente, desde iniciativas nacionais a projectos desenvolvidos dentro da cidade.

 

- PUB -

Cine Granadeiro – Auditório Municipal

Situado na Avenida António Inácio da Cruz, bem no centro do município de Grândola, o Cine Granadeiro – Auditório Municipal é um dos principais palcos das iniciativas culturais do concelho.

Cinema, música, artes de palco, colóquios e seminários e palestras, muitas são as áreas que este espaço acolhe tendo a capacidade de receber 300 pessoas em lugares sentados – e outras quatro pessoas com mobilidade reduzida.

- PUB -

Com o intuito de levar cada vez mais cultura até aos munícipes, o cartaz cultural é cada vez mais abrangente, e a pensar em todas as faixas etárias.

Caso disso é o cinema que todos os fins-de-semana é “tradição” no espaço. Com filmes para os mais pequenos aos sábados – com matiné às 15h00 – e para os mais crescidos ao domingo – em sessões que se realizam às 17h00 e às 21h00 – o Cine Granadeiro vai recebendo grandes filmes que prolongam as estreias das salas de cinema comerciais.

O espaço integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), organismo da Direcção-Geral das Artes (DGArtes), que ajuda ao incremento da coesão territorial no acesso à cultura, bem como na descentralização de competências do Estado para as autarquias. Já no panorama do Litoral Alentejano, esta foi a primeira sala a disponibilizar cinema digital.

À parte disso, a sala vai fi cando cheia para assistir a outras iniciativas como é o caso do Encontro da Canção de Protesto (ver página dos destaques culturais), ou mesmo concertos de grandes figuras da música portuguesa como foi o caso do espectáculo de Luís Trigacheiro (em 2021) ou a actuação de Gisela João (em 2022). Cineteatro Grandolense Foi inaugurado em 1935 e é dos mais antigos centros de actividade cultural em Grândola. Foi adquirido pela Câmara Municipal de Grândola, em 1998, e intervencionado em 2010 no âmbito do Projecto de Requalificação do Centro Tradicional de Grândola – inaugurando depois a 25 de Abril de 2011 – agora, o espaço mantém a sua arquitectura exterior, e no seu interior, tem disponibilidade para receber 72 pessoas. É destinado a pequenos concertos, sessões literárias, colóquios e exposições.

O emblemático edifício serviu de inspiração para José Afonso, mais conhecido como Zeca Afonso, para compor a famosa canção “Grândola, Vila Morena”, que serviu de mote para a Revolução dos Cravos, em 1974.

Na Praça D. Jorge de Lencastre, onde se localiza – bem perto do Clube Recreativo O Grandolense –, recebe várias iniciativas – algumas já tradicionais – que fazem ecoar animação pela sala.

Exemplo disso são as Noites de Jazz na Música Velha, um projecto desenvolvido pela Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense (SMFOG) desde 2014. É também palco de algumas das iniciativas do

Encontro da Canção de Protesto e do Grândola, Vila Jazz (ver páginas dos destaques culturais).

Comemorações do Dia Internacional da Mulher, entrega de prémios e medalhas, acções de formação e sensibilização, debates e sessões de esclarecimento, são algumas das actividades acolhidas pelo espaço.

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -