Sunset de Receção à Comunidade Educativa contou com centenas de profissionais

Sunset de Receção à Comunidade Educativa contou com centenas de profissionais

Sunset de Receção à Comunidade Educativa contou com centenas de profissionais

Docentes que se aposentaram este ano receberam diplomas de reconhecimento na festa que decorreu no Moinho de Maré Grande

Centenas de profissionais da educação participaram, na passada sexta-feira, no Sunset de Receção à Comunidade Educativa, realizado no Moinho de Maré Grande, numa iniciativa que marcou o arranque do ano letivo 2026/2027.

- PUB -

O encontro reuniu membros dos executivos da Câmara Municipal do Barreiro e das juntas de freguesia e incluiu uma homenagem aos docentes e não docentes que se aposentaram durante o ano letivo 2025/2026, através da entrega de Diplomas de Reconhecimento.

O presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, e a vereadora da Educação, Sara Ferreira, deram as boas-vindas aos profissionais da comunidade educativa.

Durante a sua intervenção o edil lembrou os docentes que tanto deram à comunidade educativa do concelho. “Este é um momento importante por três razões, primeiro porque estamos todos juntos, em segundo, porque prestamos reconhecimento a quem se reformou, e dedicou uma vida às crianças e, ao mesmo tempo, àqueles que estão a começar o seu percurso nas escolas. Cada auxiliar é um farol para cada criança, um porto de abrigo e, acima de tudo, um descanso para os pais. É também uma tranquilidade para a escola e para todos, saber que cada criança está devidamente acompanhada e supervisionada, permitindo que cada profissional desempenhe o seu papel com confiança”.

- PUB -

Já Sara Ferreira, responsável pelo pelouro da Educação, ressalvou que “só com educação forte e uma escola forte é que conseguimos que as comunidades cresçam e se desenvolvam”. A autarca agradeceu o “trabalho e o empenho de todos os profissionais: às direções de agrupamento, que colocam a máquina das escolas a funcionar, a todas e todos a(o)s professora(e)s, que são o farol dos nossos alunos, a todo o pessoal não docente, assistentes técnicos, assistentes operacionais que são o pilar fundamental para a escola” e considerou os encarregados de educação e associações de pais como “fundamentais para que este ano letivo decorra da melhor maneira possível”.

Durante a sessão foram ainda entregues os prémios do projeto Ecoescovinha 2025/2026. O Jardim de Infância da Fonte do Feto recebeu o prémio de vencedor e o Agrupamento de Escolas do Barreiro foi distinguido com uma menção honrosa.

O projeto Ecoescovinha promove a higiene oral e a reciclagem de escovas de dentes em escolas e comunidades, no âmbito de uma iniciativa de responsabilidade social e educação ambiental.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não