27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroServiço de Oncologia do Hospital do Barreiro celebra 30 anos com quase...

Serviço de Oncologia do Hospital do Barreiro celebra 30 anos com quase 16 mil utentes recebidos

Exposição patente na entrada principal da unidade hospitalar assinala evolução do serviço ao longo das três décadas

Quem até ao próximo dia 28 passar pela entrada principal do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, vai deparar-se com uma exposição que assinala os 30 anos de funcionamento do Serviço de Oncologia. Esta valência arrancou naquela unidade hospitalar em 14 de Março de 1994 e, volvidas três décadas, contabiliza o atendimento clínico a 15 mil e 954 doentes.

- PUB -

Três décadas que constituem um marco relevante, face à evolução desta resposta, conforme salienta Ana Teresa Xavier, directora do Serviço de Oncologia. “30 anos após ter observado a primeira doente numa estrutura do Hospital do Barreiro, dedicada à oncologia, hoje posso constatar que o Serviço de Oncologia cresceu não só com o trabalho e empenho dos seus profissionais, mas também com um grande apoio e eficaz colaboração de vários serviços da agora ULSAR [Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho]”, considera a responsável, citada em comunicado da unidade hospitalar.

“Somos um dos serviços acreditados na ULSAR. A nossa prestação de cuidados integrados no Serviço Nacional de Saúde a doentes oncológicos, na Península de Setúbal e não só, ao longo destes

anos, conseguiu ser uma mais-valia para os doentes e seus familiares. Temos tido o privilégio de contar com trabalho de equipas multidisciplinares, dedicadas nas diversas áreas, acesso a terapêuticas inovadoras e de ter um serviço de radioterapia com equipamentos de última geração, o que também, entre outras mais-valias tem contribuído para a prestação de cuidados de saúde cada vez mais diferenciados e humanizados“, adianta Ana Teresa Xavier.

- PUB -

Certificado em 2016 com o nível “Bom”, pela Direcção-Geral da Saúde, o Serviço de Oncologia realizou só em 2023 um total de 11 712 consultas médicas, 9 010 consultas de enfermagem e tratou 967 doentes em Hospital de Dia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -