27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroSFUA 1.º de Dezembro comemora 125 anos com programa variado de actividades

SFUA 1.º de Dezembro comemora 125 anos com programa variado de actividades

Muita música, arruadas, mais de cem Pais Natais e revista à portuguesa integram celebrações. Sessão solene no dia de aniversário

 

- PUB -

Concertos, arruadas, uma revista à portuguesa, Pais Natais a perder de vista, lançamento de um livro e réveillon integram o conjunto de actividades com que a Sociedade Filarmónica União Agrícola (SFUA) 1.º de Dezembro vai assinalar, ao longo do próximo mês, mais um aniversário.

A instituição de Santo António da Charneca, no concelho do Barreiro, prepara-se para apagar 125 velas, fundada que foi a 1 de Dezembro de 1898. E será logo no primeiro minuto da madrugada do primeiro dia do próximo mês que a SFUA começará por “anunciar” que está de parabéns, com o estrondo e a cor de fogo-de-artifício a pintar os céus barreirenses.

O hastear das bandeiras na sede da colectividade, pelas 10h30, e uma arruada com a Banda Municipal do Barreiro antecedem, no 1.º de Dezembro, um dos momentos mais emblemáticos (senão mesmo o mais marcante) das comemorações do aniversário: a realização da sessão solene, prevista para as 15h30, que será seguida de um concerto com a Banda Municipal do Barreiro e o tradicional corte do bolo da praxe.

- PUB -

No dia seguinte, 2 de Dezembro, a partir das 21h30, o palco da SFUA acolhe outro tipo de espectáculo: uma revista à portuguesa, que engloba vários números e fado. E no dia 3, pelas 16 horas, a música volta a marcar a programação, com a actuação da Orquestra Baia.

As comemorações prosseguem na tarde de 8 de Dezembro: a partir das 16 horas, a música popular portuguesa vai ser interpretada pelo Grupo de Concertinas das Águias Vermelhas da Charneca da Caparica, pelo Grupo Coral e Instrumental de Santo André e pelo Grupo de Cavaquinhos Cordas Mágicas da Quinta Marques da Costa. E no dia 9, logo pela manhã (10h30), sai à rua a charanga Huga Huga do Rosário, estando prevista actuação no coreto. À tarde, volta a haver animação pelas ruas com a charanga do Rosário. Ainda no mesmo fim-de-semana, mas a 10, Ricardo Cruz realiza um café-concerto, durante a “Tarde da Ginja” na SFUA (16 horas).

A programação para dia 16 engloba karaoke com Sónia Messias, a partir das 16h45, a recepção ao Motoclube do Barreiro e a mais de uma centena de Pais Natais, além da actuação do Grupo das Cantadeiras do Centro Sócio-Cultural do Bairro da Liberdade. No dia 17, o programa comemorativo abre pelas 15 horas com uma demonstração de jogo do pau e uma reconstituição do 2.º capítulo do livro “Pequenas Histórias de Santo António da Charneca”, da autoria de Delfim Leitão, a ter lugar no Largo Soeiro Pereira Gomes. A obra é lançada de seguida (15h30) e, uma hora depois, a SFUA recebe um Concerto de Natal a cargo do Grupo Coral e Polifónico da Universidade da Terceira Idade do Barreiro.

- PUB -

As comemorações dos 125 anos da instituição encerram com a realização de réveillon, a partir das 20 horas de dia 31, que vai contar com animação musical de Ricardo Cruz.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -