27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroCâmara beneficia controlo microclimático, visual e acústico do Parque da Cidade

Câmara beneficia controlo microclimático, visual e acústico do Parque da Cidade

Obras ascendem a 63 mil euros e vão melhorar espaço verde do município

 

- PUB -

O Parque da Cidade do Barreiro está a ser alvo até final deste mês, de um projecto camarário que pretende beneficiar o controlo microclimático, visual e acústico desta área verde do concelho, numa obra financiada como parte da resposta da União Europeia à situação pandémica, através do REACT-EU, iniciativa de assistência à recuperação para a coesão e os territórios europeus.

A intervenção, que é realizada ao abrigo do FEDER, está orçada em mais de 63 mil e 600 euros e consiste na plantação de 200 árvores nesta zona do município, assim que a operação for dada por concluída. O plano em causa, com excepção de alguns trabalhos do sistema de rega, pretende ainda melhorar as zonas de desportos radicais e do jardim aventura, assim como os percursos pedonais e as áreas envolventes ao curso de água ali existente, dotando-as de mais ensombramento e qualidade de estadia.

A intervenção prevê ainda a beneficiação do sistema de rega, com a instalação no local do equipamento para a centralização da rega automática, tornando em simultâneo este espaço verde “mais aprazível”.

- PUB -

Situado na União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, este espaço é um dos mais utilizados pela população e palco de múltiplos eventos promovidos pela autarquia, dada a sua centralidade. Inclui ainda uma diversidade ecológica considerada “apreciável” e integra sistemas secos e húmidos, com cabeços e zonas baixas aplanadas, além de vistas para o rio Coina e para as áreas urbanas que circundam o parque.

Contactado pelo O SETUBALENSE, Rui Braga, vice-presidente da autarquia, acredita em melhorias após ser realizada a mudança. “Com essa intervenção vamos melhorar o nosso parque, tornando-o mais aprazível, verde e confortável para quem o visita”.

O vereador lembra também algumas preocupações que existem. “A preocupação com a adaptação às alterações climáticas é uma realidade e este projecto é, mais um que demonstra a preocupação da Câmara relativamente a este tema”. Na posse dos condes de Castelo Melhor, em 1927, a Quinta da Maceda, anteriormente situada naquele terreno, deu lugar à instalação de uma corticeira, tendo sido adquirido mais tarde pela autarquia, em 1985, e aberto ao público como Parque da Cidade no ano de 2008.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -