16 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroCarta educativa aprovada em Assembleia Municipal do Barreiro com requalificação de parque...

Carta educativa aprovada em Assembleia Municipal do Barreiro com requalificação de parque escolar no horizonte

Município identifica principais medidas e eixos a adoptar até 2029-2030

 

- PUB -

A Assembleia Municipal do Barreiro aprovou por unanimidade, na reunião ordinária realizada na última quinta-feira, a revisão da Carta Educativa do município após a audição de todos os envolvidos no processo.

Durante a apresentação do documento aos deputados, Maria Arlete Cruz, vereadora da autarquia, lembrou que o mesmo pretende ser “um modelo de desenvolvimento sustentável, harmonioso, multidimensional, incluindo instrumentos de gestão e de ordenação territorial”.

Previstas na carta estão todas as medidas e eixos que serão aplicados durante os próximos dez anos lectivos, até 2029-2030, sendo também “um instrumento estratégico” para este período temporal, durante o qual aquele executivo pretende operacionalizar a carta educativa, através da requalificação e ampliação do parque escolar instalado.

- PUB -

A este nível está igualmente previsto o melhoramento das condições e qualidade de ensino em equipamentos e zonas do concelho com algumas “debilidades”. Por outro lado, os eixos apontados no documento pretendem ainda melhorar as condições de gestão dos recursos humanos não docentes e reforçar a ligação à comunidade, com a fomentação de soluções de abertura das escolas ao exterior.

A autarca referiu que o concelho possui um vasto conjunto de medidas que “assentam na criação de novas salas [de aula], espaços lectivos e de apoio ao ensino pré-escolar e de 1.º ciclo”, prevendo-se ainda a criação de novos espaços de apoio destinados ao 2.º, 3.º ciclo e ensino secundário.

Outra das medidas contempladas na Carta Educativa aprovada inclui também a requalificação e reabilitação de edifícios que são “espaços problemáticos [e que estão] devidamente identificados, os quais requerem um programa de modernização e manutenção, bem como o reforço de equipamentos a todos os níveis”, incluindo os de âmbito desportivo e lúdico.

- PUB -

Nos próximos anos está igualmente prognosticada “uma grande área de adopção de medidas promotoras de uma maior eficiência energética no parque escolar” concelhio.

A vereadora destacou, neste âmbito, a construção de um novo edifício para o JI da Fonte do Feto, a relocalização do JI Bairro 25 de Abril para o edifício dos Reguilas, assim como a criação de oito salas na Escola Básica Telha Nova.

No que se refere a novas instalações e espaços lectivos de apoio ao 2.º e 3.º ciclo do ensino secundário, Maria Arlete Cruz adiantou que na revisão do documento estão contempladas diversas medidas, com enfoque, numa primeira fase, na EB 2,3 Álvaro Velho, EB 2,3 da Quinta da Lomba e na EB 2,3 Padre Abílio Mendes, sendo que o município barreirense quer com esta acção “ampliar espaços, fazer diversas remodelações a nível de infra-estruturas de água, esgotos, electricidade, melhoria das coberturas, pinturas de edifícios”, assim como a “requalificação de espaços interiores e exteriores” de vários estabelecimentos de ensino do território “para conforto dos alunos”.

A autarca afirmou serem fundamentais “outros espaços de actividades de complemento curricular e que são fundamentais para a aprendizagem”, além da criação de diversos clubes em todas as escolas, complementares ao ensino, a par de cursos de ciência, física, línguas, escrita criativa e oficinas, também estas equacionadas na Carta Educativa.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -