20 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeConselho Eco-Escolas da LATI avança para mais um ano com objectivos sustentáveis

Conselho Eco-Escolas da LATI avança para mais um ano com objectivos sustentáveis

Parceiros reuniram-se virtualmente esta terça-feira para apresentação do plano de acção para 2022

 

- PUB -

No presente ano lectivo, a valência de jovens da Liga dos Amigos da Terceira Idade (LATI) volta a candidatar-se ao programa Eco-Escolas. O conselho dinamizador da candidatura reuniu-se esta terça-feira, on-line, via Zoom, para apresentar o plano de acção, com o “objectivo comum de sensibilizar a nível ambiental as camadas mais jovens”.

O encontro virtual contou com a presença de um grupo de alunos, do 5.º ao 12.º ano, representantes da resposta social da instituição dedicada à juventude e participantes no projecto.

Natacha Joaquim, da valência de jovens da LATI, começou por apresentar o referido plano, que tem como temas base os resíduos, a água, a energia e os espaços exteriores, com a novidade de que este ano também será desenvolvido trabalho no âmbito dos transportes e da mobilidade sustentável.

- PUB -

“Queremos renovar a forma como abordamos cada questão que temos vindo a trabalhar nos últimos anos, no sentido de fazer diferente e captar mais a atenção dos jovens. Tencionamos aliar ainda mais a teoria à prática, de forma a que percebam que estão efectivamente a contribuir para um mundo mais sustentável”, referiu.

Por sua vez, Vanda Monte, da valência de jovens da instituição, partilhou que “todo o plano de acção diz respeito ao ano lectivo em curso”. “Já começámos, em Setembro, com algumas actividades, nomeadamente com a continuação do projecto ‘O mar começa aqui’, que iniciámos o ano passado”, reforçou.

Esta iniciativa visa alertar, através da pintura de sarjetas e de sumidouros, para a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, passar a mensagem de que “tudo o que cai no chão vai parar ao mar” à comunidade educativa e implementar estratégias para a promoção da sustentabilidade.

- PUB -

Jogo põe jovens a reflectir sobre vários temas

No que diz respeito aos resíduos, o objectivo é aumentar a consciencialização para a divisão do lixo, com a meta de aumentar 70% a prática da reciclagem. Para alcançar estes resultados, estão previstos jogos sobre a prática e acções de sensibilização para a reciclagem de matéria orgânica, para a recolha de pilhas e para a pegada ecológica.

Promover hábitos de poupança e reutilização da água e aproveitar a água da chuva até ao mês de Maio fazem igualmente parte do plano de actividades. Nesta temática, prevê-se a realização de um jogo sobre a água, a celebração do ‘World Water Day’, a 22 de Março, e o reaproveitamento da água excedente das horas de almoço.

Na energia, a sensibilização para a diminuição do consumo norteia as acções, que incluem um jogo sobre a energia e uma visita ao Jardim Multissensorial das Energias. A área de jovens da LATI pretende também tornar o espaço exterior da instituição mais apelativo e promover em simultâneo a biodiversidade.

Para tal, está prevista a construção de um jardim vertical, com vasos e canteiros, onde serão colocadas diversas flores e plantas, bem como uma visita às hortas urbanas da cidade.

No domínio dos transportes e da mobilidade sustentável, a equipa partilha o desejo de que haja “possibilidade de realizar a tradicional caminhada, por ocasião do aniversário da LATI, em Março, suspensa desde que começou a pandemia” e prevê a comemoração do Dia Mundial da Bicicleta, a realização de workshops, passeios de bicicleta e outras actividades, com o intuito de sensibilizar ao máximo para a redução do sedentarismo”.

Será ainda implementado um jogo, que se encontra neste momento em fase de desenvolvimento e contempla a realização, por parte dos jovens, de tarefas específicas que abrangem todos os temas.

Deste Conselho Eco-Escolas, para além da direcção e da equipa do LATI, dos jovens da instituição e dos respectivos pais e familiares, fazem parte, enquanto entidades parceiras, o jornal O SETUBALENSE, a Junta de Freguesia de São Sebastião, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e o departamento de ambiente da Câmara Municipal de Setúbal.

O próximo encontro de conselheiros está marcado para 30 de Março.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Dez dias de música em vários palcos da cidade de Setúbal com os melhores sons e vozes

O festival arranca com Pedro Abrunhosa, atravessa vários artistas e termina com Cuca Roseta

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas
- PUB -