25 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroVereador barreirense Rui Pedro Pereira apresenta novas acções do Centro de Educação...

Vereador barreirense Rui Pedro Pereira apresenta novas acções do Centro de Educação Ambiental

Autarca barreirense convida alunos a descobrirem valores naturais do concelho na Mata da Machada

 

- PUB -

Com o início do novo ano lectivo e após um período marcado pela pandemia, num momento que se procura “devolver a normalidade a alunos, pais e profissionais”, o vereador barreirense Rui Pedro Pereira, decidiu dar os parabéns à comunidade académica concelhia pelo “excelente trabalho que tem vindo a desenvolver”.

O autarca diz ter consciência de que não foi fácil conviver com as restrições que a crise pandémica impôs, sendo “o ensino uma actividade de proximidade” que transmite “o saber às novas gerações” e que exige “uma enorme capacidade de adaptação e reinvenção” à comunidade educativa que, na sua perspectiva, o fez “da melhor forma possível”, garantido que não existiram “anos perdidos” e que a aprendizagem, a ligação ao espaço-escola e à comunidade escolar “mantiveram a sua integridade”.

O responsável pela divisão da Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética, reconhece a necessidade de trazer esta temática para o dia-a-dia.

- PUB -

“Para que o futuro não seja apenas uma mera extensão do presente, é agora que temos de agir: sabemos que não existe Planeta B, sabemos que os recursos são escassos e finitos e temos o dever de mobilizar todas as gerações para trabalharem por esta causa”, defende.

“Todos os dias [trabalhamos] através do desenvolvimento de acções e projectos pertinentes para a optimização da utilização dos recursos, pois a gestão sustentável do ambiente é a única forma de garantir que, utilizados de forma eficiente, os recursos possam servir esta geração sem comprometer as gerações futuras, e é este trabalho que queremos levar à comunidade no geral, e às escolas em particular”, adianta o vereador.

Partilhar momentos em família junto da natureza

- PUB -

Neste âmbito, o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Câmara do Barreiro desenvolveu um conjunto de novas abordagens e acções “com o foco na sustentabilidade a realizar no decorrer deste ano lectivo”.

O responsável convida esta comunidade a participar, tanto nas escolas como no próprio Centro. “Participem e, se possível, venham até ao CEA e visitem a Mata da Machada, o pulmão verde do nosso concelho”, apelou.

“Tragam a escola para o exterior, algo tão necessário neste período pós-pandemia”, acrescenta, num convite que se estende a todos. “Venham à descoberta e permitam-se a partilhar bons momentos em família, junto da natureza”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem de 16 anos morre colhido por touro nas Festas da Moita

Vítima foi transportada em estado crítico para o Hospital do Barreiro, mas acabou por não resistir aos ferimentos
- PUB -