28 Setembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroVereador barreirense Rui Pedro Pereira apresenta novas acções do Centro de Educação...

Vereador barreirense Rui Pedro Pereira apresenta novas acções do Centro de Educação Ambiental

Autarca barreirense convida alunos a descobrirem valores naturais do concelho na Mata da Machada

 

- PUB -

Com o início do novo ano lectivo e após um período marcado pela pandemia, num momento que se procura “devolver a normalidade a alunos, pais e profissionais”, o vereador barreirense Rui Pedro Pereira, decidiu dar os parabéns à comunidade académica concelhia pelo “excelente trabalho que tem vindo a desenvolver”.

O autarca diz ter consciência de que não foi fácil conviver com as restrições que a crise pandémica impôs, sendo “o ensino uma actividade de proximidade” que transmite “o saber às novas gerações” e que exige “uma enorme capacidade de adaptação e reinvenção” à comunidade educativa que, na sua perspectiva, o fez “da melhor forma possível”, garantido que não existiram “anos perdidos” e que a aprendizagem, a ligação ao espaço-escola e à comunidade escolar “mantiveram a sua integridade”.

O responsável pela divisão da Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética, reconhece a necessidade de trazer esta temática para o dia-a-dia.

- PUB -

“Para que o futuro não seja apenas uma mera extensão do presente, é agora que temos de agir: sabemos que não existe Planeta B, sabemos que os recursos são escassos e finitos e temos o dever de mobilizar todas as gerações para trabalharem por esta causa”, defende.

“Todos os dias [trabalhamos] através do desenvolvimento de acções e projectos pertinentes para a optimização da utilização dos recursos, pois a gestão sustentável do ambiente é a única forma de garantir que, utilizados de forma eficiente, os recursos possam servir esta geração sem comprometer as gerações futuras, e é este trabalho que queremos levar à comunidade no geral, e às escolas em particular”, adianta o vereador.

Partilhar momentos em família junto da natureza

- PUB -

Neste âmbito, o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Câmara do Barreiro desenvolveu um conjunto de novas abordagens e acções “com o foco na sustentabilidade a realizar no decorrer deste ano lectivo”.

O responsável convida esta comunidade a participar, tanto nas escolas como no próprio Centro. “Participem e, se possível, venham até ao CEA e visitem a Mata da Machada, o pulmão verde do nosso concelho”, apelou.

“Tragam a escola para o exterior, algo tão necessário neste período pós-pandemia”, acrescenta, num convite que se estende a todos. “Venham à descoberta e permitam-se a partilhar bons momentos em família, junto da natureza”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos

Autoeuropa com legionella não pára produção nem avisa trabalhadores

Empresa diz que nenhuma pessoa foi infectada e que está a cumprir a lei

“Reunião” dos bombeiros acaba à chapada e ao pontapé com a PSP a ser chamada ao quartel [corrigida]

Demissões na direcção culminaram com agressões físicas entre bombeiros, entre directores, e entre bombeiros e dirigentes
- PUB -