23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Avenida 5 de Outubro acolhe nova sede do núcleo distrital da EAPN Portugal

Avenida 5 de Outubro acolhe nova sede do núcleo distrital da EAPN Portugal

Avenida 5 de Outubro acolhe nova sede do núcleo distrital da EAPN Portugal

Presidente André Martins e Cardeal D. Américo Aguiar deixaram felicitações para espaço que está já em funcionamento

 

Já está em funcionamento o novo espaço do Núcleo Distrital de Setúbal da Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN Portugal). Situado no número 92 da Avenida 5 de Outubro, no centro da cidade sadina, o 2.º esquerdo foi ontem invadido por uma enchente de pessoas que não quiseram faltar à inauguração.

- PUB -

Entre os convidados e oradores esteve André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, que felicitou toda a equipa técnica deixando alguns desejos que espera ver realizado pelas novas instalações.

“Esta nova sede é precisamente um reflexo deste empenho, e por isso temos de felicitar a rede anti pobreza e todos os seus dirigentes, pela melhoria das condições de trabalho, esperando que este novo espaço seja um símbolo do investimento no trabalho integrado deste território.

Reiteramos simultaneamente a importância desta rede no combate à pobreza no País e ainda no apelo diário que se preconiza pela melhoria das condições de vida das pessoas mais vulneráveis, dando-lhes voz para que possam ser criadas diferentes respostas, pensadas de forma conjunta, para maior eficácia nesse combate”.

- PUB -

Durante o seu discurso o edil falou também da importância que é combater as desigualdades sociais e financeiras. “A pobreza é um flagelo. Procurar as suas razões é uma tarefa da maior importância, mas sabemos bem que continuamos a viver num mundo em que há pobres cada vez mais pobres e ricos cada vez mais ricos”.

A desempenhar actividade no núcleo distrital desde 2003 a EAPN Portugal tem procurado dar resposta às várias situações de pobreza e exclusão social envolvendo todos num trabalho que tem sido cada vez mais preciso. Uma mensagem que Monsenhor Jardim Moreira, presidente da EAPN Portugal, e, Isabel Rebelo, Presidente da Mesa do conselho geral do núcleo distrital, procuraram passar durante as suas intervenções, momento em que também esteve Luisa Malhó, directora do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social, e, o Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal.

O prelado reiterou as palavras do autarca setubalense e agradeceu o trabalho e “esforço” para preparar o novo espaço. “Agradecer o esforço material que a rede fez para garantir
este espaço, e agora é colocá-lo ao serviço daqueles que mais precisam dele”.

- PUB -

Focado na temática do trabalho em rede, e a importância que este tem para o bom funcionamento das instituições de beneficência e solidariedade, lembrou que cada uma das associações tem de desempenhar o seu próprio trabalho, sem que existam outras a interferir.

“É fundamental trabalharmos em rede e confiarmos, e aqui peço à Segurança Social o seu papel de parceiro, e não só exclusivamente de inspecção ou de regulamentação, também é muito importante esta mútua confiança. Eu penso que, no respeito pelo papel e pela competência de cada um – aquilo que é o Estado, aquilo que são as instituições priva-
das, aquilo que são os mais diversos movimentos –, a transparência e a confiança também ajudam a que os resultados finais sejam melhores para as pessoas, que é esse o objectivo. Às vezes encontramos soluções em rede – quando damos as mãos a trabalhamos todos em rede – quando o Estado, naquilo que é a sua presença no território, as entidades privadas, as autarquias, e outro tipo de instituições – quando não nos calcamos uns aos outros e somos capazes de potenciar o que cada um sabe fazer, e faz bem, e não andarmos permanentemente a calcar-nos, a empurrar-nos e em concorrência imediata”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -