Animal foi entregue ao ICNF. Este tinha sido avistado por vários moradores nos últimos dias
Um canguru que se encontrava à solta em Almada e que foi capturado pelas autoridades esta quarta feira encontra-se internado e com prognóstico reservado, avançou fonte oficial do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
O animal, um wallaby, uma espécie de marsupial originário do continente australiano foi capturado na Aroeira numa operação conjunta realizada pela Provedoria dos Animais de Almada, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Protecção Civil de Almada.
O canguru foi entregue ao ICNF que esta quinta-feira avança que “o animal encontra-se internado a receber cuidados médico-veterinários, com prognóstico reservado. Aguarda-se a recuperação do animal para decidir o seu destino, bem como pela eventual reclamação do detentor do animal, nos termos da legislação em vigor”.
De acordo com a autarquia de Almada, o animal tinha sido avistado por vários moradores nos últimos dias e estava a causar preocupação na comunidade devido à sua natureza exótica e ao potencial risco de acidentes.
“As autoridades foram accionadas e rapidamente organizaram uma operação de resgate para garantir a segurança do canguru e da população local”. A autarquia avança que “a captura foi realizada de forma tranquila, com o canguru a ser sedado e transportado para uma instalação segura para receber os cuidados necessários”. A Provedoria dos Animais de Almada e a GNR estão agora a investigar como o animal chegou à região.