30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaDebate e exposição na Trafaria revela património único de cavalos-marinhos

Debate e exposição na Trafaria revela património único de cavalos-marinhos

Marcado para amanhã, 10 de Abril, no Presídio da Trafaria, o debate conta com especialistas e a presidente Inês de Medeiros

- PUB -

As comunidades de cavalos-marinhos na frente ribeirinha de Almada vão estar no centro de uma conferência e exposição marcada para amanhã, 10 de Abril, entre as 9h00 e as 13h00, no antigo Presídio da Trafaria, na frente de Tejo desta localidade do concelho de Almada.

A conferência “Cavalos Marinhos de Almada: Um Património Único a Preservar”, realizada pela Câmara Municipal de Almada, vai debater a preservação da biodiversidade e o património natural do concelho na agenda de eventos para a preservação do valor ecológico existente.

Ao mesmo tempo, pretende dar a conhecer a colónia deste peixe ósseo existente na Trafaria, “convidando à reflexão sobre a gestão deste território ribeirinho para a promoção e conservação destas espécies e reforço das condições do seu habitat”.

- PUB -

Também amanhã é inaugurada a exposição fotográfica de rua da autoria de Sylvie Dias, videógrafa e fotógrafa subaquática. Esta mostra, que vai estar patente até 27 de Setembro, é composta por 14 painéis com fotos de grande formato, efectuadas em mergulhos na frente ribeirinha de Almada, que apresentam e apoiam a caracterização destas comunidades de cavalos-marinhos naquele território marítimo.

Tanto a conferência como a exposição têm por base um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Almada e o MARE/ISPA – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida -, com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Oceanário de Lisboa.

Na sessão de abertura da conferência, marcada para as 9h00, vão participar a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, Sérgio Faias em representação da Docapesca, Rui Pombo pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Manuel Eduardo dos Santos em nome do MARE/ISPA.

- PUB -

Entre as 9h40 e 9h50 é apresentado o vídeo “Cavalos-marinhos de Almada”, por Sylvie Dia, logo a seguir é dado a conhecer o Projecto CavALMar pela sua coordenadora, Gonçalo Silva.

Das 10h20 às 10h50, realiza-se o painel “Pessoas, Habitats e Projectos na Conservação dos Cavalos-Marinhos”, onde vão ser referenciados habitats e pradarias marinhas do estuário do Tejo, um modulo apresentado por Ricardo Mendes, na qualidade de investigador MARE. Miguel Correia da University of British Columbia, MARE-ISPA, IUCN vai apresentar um caso de estudo sobre Projectos de Conservação de Cavalos-Marinhos.

Entre as 11h00 e as 12h00 acontece uma mesa-redonda, moderada por Gonçalo Carvalho, da SCIAENA, com as participações de Patrícia Silva, chefe da divisão de Intervenção Ambiental e Ecológica da Câmara de Almada, Gonçalo Silva, coordenador do Projecto CavALMar, do MARE/ISPA, Mário Rolim, coordenador das operações de mergulho e segurança do Projecto CavALMar e dois pescadores locais Bruno “Tinto” e “Quinchas”.

O encerramento da conferência vai estar a cargo de Duarte Mata, director do Departamento de Intervenção Ambiental Clima e Sustentabilidade da Câmara de Almada.

Entre as 12h30 e a 13h00 é inaugurada a Exposição Fotográfica “Cavalos-marinhos de Almada”, com Sylvie Dias.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -