26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaCDS preocupado com urgência do Hospital Garcia de Orta

CDS preocupado com urgência do Hospital Garcia de Orta

O CDS de Almada diz estar “muito preocupado” com a situação do Serviço de Urgência Geral, do Hospital Garcia de Orta, ao qual se aponta “dificuldade de garantir o serviço de 24 horas” devido à “falta de médicos”. Uma preocupação que, refere a presidente da estrutura política centrista de Almada, Sara Machado Gomes, se estende à “incerteza em várias valências” nesta unidade de saúde.

- PUB -

A Comissão Concelhia teve em atenção o alerta do Sindicato Independente dos Médicos que, em comunicado, noticiado, veio dizer que o DR serviço de urgência do Garcia de Orta está em risco de não conseguir prestar assistência à população de 350 mil habitantes, sobre a qual tem influência directa, devido à falta de especialistas de medicina interna e de outras áreas.

Diz Sara Machado Gomes que, a ser verdade este alerta, “é manifestamente preocupante mais um potencial problema no Hospital Garcia de Orta, devendo os responsáveis pelo hospital vir com brevidade a público prestar os devidos esclarecimentos”. Lembra a presidente do CDS de Almada, que mesmo existindo problemas transversais a muitos hospitais do País, no Hospital de Almada “denota- -se nos últimos anos algumas deficiências em várias valências, assim como uma agudização de falhas em vários serviços tendo em conta as queixas e críticas manifestadas por profissionais e utentes do mesmo hospital tal como de alguns sindicatos ligados à saúde”.

Aponta Sara Machado Gomes, que é também Vogal da Direcção Nacional de Francisco Rodrigues dos Santos, que o partido ainda “aguarda resposta às quinze questões que colocou ao conselho de administração do Hospital Garcia de Orta. “Está quase a fazer dois meses” que o CDS-Partido Popular Almada, por intermédio do seu deputado municipal António Pedro Maco, entre outras perguntas, questionou sobre qual o plano especial desta unidade para o Inverno, uma vez que “se espera um exponencial aumento de casos de Covid19, – isto a juntar às restantes patologias incluindo a gripe -, qual o número de cirurgias e de consultas adiadas directa e indirectamente devido ao Covid19 e qual o impacto deste vírus nas listas de espera”. Foi questionado ainda sobre “qual o endividamento actual do Hospital Garcia de Orta, nomeadamente ao nível da dívida a fornecedores externos”. Mas até agora, “o hospital ainda não deu qualquer resposta”, afirma a líder centrista.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -