Fernando Pinto diz que decisão terá um “impacto muito positivo” na comunidade
O auditório do Fórum Cultural de Alcochete passará a chamar-se ‘Maestro António Menino’, em homenagem ao antigo maestro da banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898. Esta decisão, que para Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, terá um “impacto muito positivo” na comunidade, foi aprovada na reunião pública desta quarta-feira, por unanimidade.
A decisão tomada pelo executivo alcochetano surge quase um ano depois do falecimento de António Menino, coincidindo também com as celebrações da Restauração do Concelho. O último concerto de António Menino decorreu no dia 3 de Fevereiro de 2024, no Fórum Cultural de Alcochete, para dirigir o concerto comemorativo do 126.º aniversário da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898.
Para Fernando Pinto, esta decisão terá um “impacto muito positivo” na comunidade alcochetana, não apenas como “um acto simbólico de reconhecimento”, mas também como “um incentivo para novos projectos culturais”.
Nesse sentido, o autarca revela, na reunião pública desta quarta-feira, acreditar que esta nomeação “criará uma maior ligação entre os cidadãos e o espaço cultural em causa”, aumentando o “sentido de pertença” e “promovendo no futuro o auditório” como um “centro de excelência cultural”.
O edil considera que esta alteração demostra que Alcochete tem “memória viva” e António Menino preencheu uma “parte significativa” da vida cultural à frente dos destinos da Banda de Alcochete, salientando que, no seu entender, “é da mais elementar justiça” esta proposta.
Na mesma reunião, também o vereador da CDU, Jorge Giro, destacou que era o desejo colectivo que esta homenagem acontecesse “daqui a muitos anos”. Ainda assim, sublinha que António Menino justifica plenamente a atribuição do seu nome ao auditório, realçando que “não poderia estar mais de acordo” com esta proposta.