19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 em Alcochete

Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 em Alcochete

Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 em Alcochete

O Setubalense passa o ano em revista, escolhendo as figuras e os factos do ano em todos os concelhos

 

Figura do ano

- PUB -

Gilberto Filipe

Com vários troféus conquistados, a título individual e por equipas, o cavaleiro tem, a nível nacional e internacional, um percurso notável na modalidade da equitação do trabalho, resultado da dedicação, empenho e trabalho diário no polo de trabalho e centro de equitação instalado na Fonte da Senhora. Gilberto Filipe sagrou-se em 2022 bicampeão do mundo de equitação de trabalho, revalidando o título mundial, o que aconteceu pela primeira vez nos seis campeonatos do mundo já realizados. Foi homenageado na Câmara de Alcochete, pelo presidente Fernando Pinto, e, no dia seguinte, recebeu a felicitação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em conjunto com a equipa portuguesa, que integrou, e se sagrou campeã no VI Campeonato do Mundo de Equitação de Trabalho.

 

- PUB -

Facto do Ano

Regresso das Festas do Barrete Verde

As Festas do Barrete Verde e das Salinas regressaram à vila ribeirinha após dois anos de paragem por causa da pandemia covid-19. Entre 12 e 16 de Agosto, a vila de Alcochete recebeu milhares de pessoas, numa das festas mais próprias do distrito de Setúbal. O povo alcochetano vive para estas festas, tem uma ligação muito especial a este evento, sendo que nesta altura do ano é quando as famílias se reúnem, com o regresso de muitos emigrantes. Na vila ribatejana assistiu-se a muitos espectáculos musicais, largadas e corridas de touros, com o auge das festas a ser a noite da Sardinha Assada e Charanga, com coreografias criadas de forma espontânea e que perduraram até ao sol nascer. Só para dar uma ideia de como estas festas são diferentes de muitas outras, nas Festas do Barrete Verde não há cartaz musical. Não são necessários artistas porque a tradição e a confraternização são a essência dos festejos.

- PUB -

Conheça AQUI as figuras e os factos do ano de 2022 nas restantes categorias

As figuras do ano no distrito de Setúbal – na região e em cada um dos concelhos, incluindo Odemira, por fazer parte do Litoral Alentejano – são uma escolha da redacção do jornal O SETUBALENSE.

O jornal publica todos os anos, ao início do ano, uma edição especial sobre as figuras e os factos que marcaram o ano anterior. Este ano esta edição foi publicada, em papel, no dia 27 de Fevereiro de 2022. Se não conseguiu obter o seu exemplar contacte o jornal pelo telefone 265094354.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -