26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Figuras e Factos de 2022Balanço do Ano: Factos e figuras do Distrito de Setúbal em 2022

Balanço do Ano: Factos e figuras do Distrito de Setúbal em 2022

Veja aqui as figuras e os factos do Distrito de Setúbal, divididos por áreas, numa edição especial apresentada por O SETUBALENSE

 

- PUB -

FIGURA DO ANO

Nuno Maia Silva

O profissional de comunicação da indústria que “produziu” uma causa

- PUB -

Aos 56 anos, Nuno Maia Silva conquistou um lugar na história económica e social recente da região. Enquanto director-geral da Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET) foi o principal obreiro da criação da nova Nomenclatura de Unidade Territorial para fins Estatísticos (NUTS, no acrónimo em inglês) para a Península de Setúbal.

O trabalho de formiguinha começou há mais de cinco anos, quando ainda poucos tinham noção da situação de discriminação a que a região estava sujeita, no acesso aos fundos comunitários, e ainda menos acreditavam ser possível alterar o estado das coisas.

Quando a AISET, que junta a generalidade das grandes e emblemáticas empresas da península, como a The Navigator Company, a Lisnave, a Hovionne ou a Secil, assumiu esta causa, Nuno Maia, o “operacional” da associação, transformou-a numa bandeira.

- PUB -

Primeiro criou uma estratégia, de envolvimento de outros grupos e de sustentação das razões que assistem à reivindicação, que ganhou corpo com a criação da Plataforma para o Desenvolvimento da Península de Setúbal, que juntou a AISET à Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal (ACISTDS), Cáritas Diocesana de Setúbal, e ao Movimento Pensar Setúbal (MPS).

A plataforma realiza um estudo, que compara a situação económica das duas margens do Tejo (coordenado, na parte económica, por Carlos Martins e, na parte jurídica, pela advogada e antiga autarca do Montijo, Maria Amélia Antunes) e, em Julho de 2018, a plataforma apresenta os números que o País não poderia mais continuar a ignorar.

Segundo os dados desse estudo, a Península de Setúbal, com um PIB per capita de apenas 55% da média comunitária, estava a divergir fortemente da Europa, e era já a quarta região mais pobre de Portugal, apenas melhor do que as regiões do Alto Tâmega, Tâmega e Sousa, e Beiras e Serra da Estrela.

Os números foram mostrados de todas as formas, tanto em público como em privado, com Nuno Maia a desdobrar-se em contactos com todos os que podia, da Assembleia da República ao governo, passando pelos órgãos da União Europeia.

Outros importantes agentes da região, com destaque para a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) – através de Rui Garcia e Sofia Martins (CDU) – a maioria dos autarcas e vários deputados eleitos pelo círculo de Setúbal, engrossaram a causa.

A bandeira subiu tão alto que António Costa finalmente convenceu-se – muito também por pressão dos deputados do PS eleitos por Setúbal, com destaque para Eurídice Pereira – que teria de corrigir esta injustiça.

Nuno Maia, Licenciado em Relações Internacionais, é director de Comunicação Institucional da Secil. Já foi director do Cartão Jovem na Movijovem, responsável de Comunicação e Imagem da Engil SGPS e director-geral da Aximaxe, empresa de sondagens. Agora é também o rosto de uma das maiores causas da região.

FACTO DO ANO

NUTS Península de Setúbal entra na forja

Após uma luta de anos, de diversas instituições e entidades locais, a criação de uma Nomenclatura de Unidade Territorial para fins Estatísticos (NUTS, no acrónimo em inglês) especifica para a Península de Setúbal ganhou finalmente forma no ano passado.

No plano interno, o Governo português apresentou uma proposta de lei à Assembleia da República para alteração do regime jurídico das autarquias locais, designadamente quanto às áreas metropolitanas e às comunidades intermunicipais (CIM). A lei foi aprovada pelo Parlamento, no dia 22 de Dezembro, se votos contra (votos a favor do PS, PCP, PAN e Livre e abstenção de PSD, Chega, IL e BE).

A nova legislação cria a Comunidade Intermunicipal da Península de Setúbal, que integra os concelhos de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, e que será a autarquia local correspondente à área geográfica das novas NUTS II e III da região.

No plano externo, o processo passou primeiro pela proposta do Governo português a Bruxelas, para que o mapa nacional das NUTS fosse alterado. O EUROSTAT, gabinete de estatística da União Europeia deu luz verde, em Outubro, e, a aprovação comunitária culminou com a proposta da Comissão Europeia de alterações ao Regulamento (CE) n.º 1059/2003 do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu, já em Janeiro de 2023.

Agora, a Península de Setúbal, enquanto NUTS III, passará a contar para as estatística elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) e, no próximo Quadro Comunitário de Apoio, a partir de 2027, enquanto NUTS II, passará a ter o seu próprio Programa Operacional Regional, com dotação financeira e taxas de comparticipação desenhadas à medida da realidade sócio-económica que as estatísticas específicas demonstrarem.

 

SOCIEDADE

Figura do Ano

Ângela Lemos

A professora, doutorada em Educação, foi eleita presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), no dia 4 de Março, com uma vantagem folgada sobre o outro concorrente, o também docente João Vinagre. A confiança que o Conselho Geral do IPS lhe conferiu, confirmou uma vontade de continuidade que Ângela Lemos assumiu desde a primeira hora. Depois de ter sido vice-presidente no mandato anterior, a docente “integrou” a herança da gestão na sua ambição de contribuir para o crescimento e modernização do instituto.

Foi eleita para o mandato até 2026 com o lema “Consolidar o presente para conquistar o futuro sustentável”.

Substituir Pedro Dominguinhos, que esteve no cargo oito anos com elevado grau de reconhecimento público, não é tarefa fácil, mas Ângela Lemos começou logo a mostrar resultados. No arranque do presente ano lectivo, em Setembro, o IPS consolidou a habitual robustez na captação de alunos, com a taxa de ocupação a crescer de 85,5% para 86%.

Facto do Ano

Novas concessões dos transportes rodoviários arrancam mal

Os novos autocarros amarelos das novas concessões do transporte rodoviário na Área Metropolitana de Lisboa (AML) estrearam-se na área 4, correspondente aos concelhos de Setúbal, Palmela, Alcochete, Moita e Montijo, numa zona atribuída à empresa Alsa Todi, sob a insígnia dos Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), no dia 1 de Junho. E correu mal. Logo no primeiro dia, três dos municípios abrangidos – Palmela, Alcochete e Moita – mostraram a sua insatisfação. As falhas, sobretudo de carreiras em falta e incumprimento de horários, mas também de falha na comunicação com os utentes e até de incongruências nos tarifários, confirmaram-se nos dias seguintes. Durante muitos meses foi quase o caos, com graves incómodos e prejuízos para milhares de utentes. Chegou-se à conclusão que a empresa não estava preparada. Faltavam principalmente motoristas. Uma falta de planificação incompreensível tendo em conta que a entrada em vigor foi até antecipada.

 

POLÍTICA

Figura do Ano

António Mendonça Mendes

O presidente da Federação do Distrito de Setúbal do PS teve, em 2022, um ‘ano de ouro’. Logo em Janeiro, nas eleições legislativas, o partido elegeu dez deputados pelo circulo da região, num resultado histórico que bateu os recordes de 2019 e 1995 em que tinha obtido nove mandatos.

Um feito que confirmou a capacidade ganhadora do PS na era António Mendes. Depois de, em Março de 2016, suceder à irmã, Ana Catarina Mendes, como líder regional, o também governante viu o PS conquistar ao PCP as câmaras de Almada (2017), Barreiro (2017), Alcochete (2017) e Moita (2021), ultrapassando pela primeira vez a CDU como primeira força política do distrito nas autárquicas, no total de votos e mandatos. O entusiamo foi tal que levou António Mendes a afirmar que o partido aponta à conquista de todos os municípios da região. O advogado e político, de 46 anos, natural de Coimbra, reforçou a sua ascensão com a nomeação, em Dezembro, para secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro.

Facto do Ano

Descentralização de competência “sobrecarrega” municípios

O ano de 2022 representou o início efectivo da transferência de competências do Estado para a generalidades das autarquias do distrito de Setúbal. A lei permitia a aceitação desde 1 de Janeiro, mas a maioria dos municípios da região só aceitou as novas competências, sobretudo as “mais pesadas”, quando se tornaram obrigatórias, a 31 de Março de 2022. As novas responsabilidades na área da Educação e da Saúde passaram para as câmaras municipais no ano passado e com grande impacto para a gestão autárquica. Os municípios viram-se obrigados a acolher milhares de novos trabalhadores – por exemplo, Almada recebeu novos 800 funcionários e Setúbal mais de 500 – e a investir ou transferir milhões de euros para as escolas. Só o Seixal transferiu, em Maio, dois milhões para as escolas do concelho.

O “fardo” é considerado pesado por muitos municípios o que levou Setúbal a aceitar as novas competências, mas sob protesto.

 

ECONOMIA

Figura do Ano

Pedro Dominguinhos

O ex-presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) passou da Educação para uma área mais económica e política, com a nomeação, em Maio, pelo primeiro-ministro António Costa, para ficar á frente da ‘Bazuca’. Pedro Dominguinhos, de 51 anos, foi designado presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Logo que assumiu o cargo, o novo responsável mostrou a sua preocupação com o acesso das empresas aos milhões da ‘bazuca’, para que a economia nacional não desperdice esta oportunidade única de modernização e desenvolvimento. O professor expressou até o desejo de que as empresas da região de Setúbal também possam aproveitar esta extraordinária vaga de financiamento comunitário.

Pedro Dominguinhos, doutorado em Gestão, é docente do IPS deste 1995 e presidiu à instituição entre 2014 e 2022. Foi também presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos.

Facto do Ano

Refinaria de lítio confirma atractividade da península para a indústria

Em Abril ficou a saber-se que as empresas Galp e Northvolt escolheram a Mitrena, em setúbal, para a localização da futura unidade de conversão de lítio em que vão investir 700 milhões de euros. Em Setembro é divulgado que o director executivo da Aurora Lithium, a joint venture constituída pelas duas multinacionais, é Manuel Martins, antigo administrador da Secil Portugal. O processo continuou a andar e neste momento já está a ser elaborado o Estudo de Impacte Ambiental. A Galp e a Northvolt querem que a nova fábrica comece a trabalhar até ao final de 2025.

Mais do que pelo montante do projecto, a localização da refinaria de lítio relança a Península de Setúbal na captação de grandes investimentos industriais. Depois da fixação da VW Autoeuropa, nos anos 90, há muitas décadas que não se concretizavam investimentos desta envergadura na região. A vinda da refinaria vai ser uma âncora para um sector de vanguarda.

 

DESPORTO

Figura do Ano

Danilo Ferreira

O treinador conduziu a Selecção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas a uma inédita e extraordinária dupla conquista: Portugal foi campeão do mundo e campeão da Europa. O feito tem “mão” da região também por outra via; as mãos de Euclides Soares jogador do Clube Naval Setubalense. Tanto o treinador como o atleta foram prontamente homenageados, a 2 de Dezembro, pela Câmara Municipal de Setúbal.

A ligação de Danilo José Moniz Ferreira à região sadina não se limita ao andebol. Além de técnico da equipa principal de andebol do Clube Naval Setubalense, já orientou, também e em várias épocas, o Vitória Futebol Clube e, aos 48 anos, é estudante da licenciatura em Desporto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS).

Do currículo do seleccionador e campeão mundial e europeu fazem parte ainda passagens pelo Futebol Clube do Porto e pela selecção principal de andebol.

 

Facto do Ano 

Amora afirma-se desportivamente como equipa do distrito

No ano em que iniciou a contagem para o segundo centenário, o Amora Futebol Clube assumiu-se, desportivamente, como a primeira equipa do distrito de Setúbal. Um sinal dos tempos e do mau momento que o histórico Vitória Futebol Clube atravessa.

Durante a época que está em curso, até ao final de 2002 e até já no início deste ano, o tradicional lugar dos sadinos como melhor equipa do distrito nos campeonatos nacionais de futebol foi ultrapassado pelo Amora FC. Com o decorrer da temporada, agora já em 2023, a equipa do Seixal já assegurou a presença no play-off que dá acesso à subida de divisão.

O clube, que joga no Estádio da Medideira, foi fundado a 1 de Maio de 1921, com o nome de Amora Football Club. Actualmente está a nova Liga 3 mas já jogou na 1.º Divisão, na época 1979/1980. Do seu palmarés destacam-se o título de campeão nacional da 2ª Divisão, dois da 2ª Divisão “B”, e um de campeão nacional da 3ª Divisão.

 

As figuras do ano no distrito de Setúbal – na região e em cada um dos concelhos, incluindo Odemira, por fazer parte do Litoral Alentejano – são uma escolha da redacção do jornal O SETUBALENSE. O jornal publica todos os anos, ao início do ano, uma edição especial sobre as figuras e os factos que marcaram o ano anterior. Este ano esta edição foi publicada, em papel, no dia 27 de Fevereiro de 2022. Se não conseguiu obter o seu exemplar contacte o jornal pelo telefone 265094354.
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -